Terminou este Domingo o Campeonato Nacional de Vela Adaptada 2019. A prova contou com 27 atletas de 8 clubes nacionais que se juntaram na Marina de Portimão para três dias de regatas.
Os primeiros dois dias foram marcados por pouco vento que originou alguns atrasos nas primeiras regatas do dia e fazendo com que as últimas regatas se realizassem sob um espantoso pôr do sol. Houve ainda oportunidade de fazer uma actividade de vela com a Associação Salvador e cerca de quarenta utentes, que se juntaram ao jantar marinheiro no primeiro dia de prova.
O terceiro dia trouxe vento e condições ideais para vela, permitindo a realização de 8 regatas ao longo do dia. A entrega de prémios contou com a presença de Teresa Mendes, Vereadora de Câmara Municipal de Portimão, Marina Correia da Marina de Portimão e João Leonardo Jesus, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Vela.
O Campeonato Nacional ficou também marcado pelo regresso à vela de João Pinto, atleta portimonense que tinha abandonado a modalidade há cerca de dois anos. João Pinto conseguiu um excelente 2º lugar na classificação de 303 Singles, sagrando-se assim vice-campeão nacional 2019.
Pedro Reis, do Clube Naval de Cascais, com uma excelente prova ao longo dos três dias consagrou-se Campeão Nacional de 303 Singles, Rui Dowling do Clube Naval da Horta como Campeão Nacional de 2.3 e a dupla Pedro Reis e Teodoro Cândido como campeões nacionais de 303 Duplos.
Ana Lemos, do Sporting Clube de Aveiro/AAUAv levou a medalha de 1º lugar feminino em 303 Singles, Luísa Graça do ENVA em 2.3 e dupla Ana Lemos e Ana Martin, do SCAveiro/AAUAv em 303 Duplos.
O Campeonato de Europa Classe Hansa 2019 começa já no dia 7 de Outubro e irá contar com a participação de cerca de 130 atletas de 12 países e será, de acordo com a organização “o maior desafio assumido em terras lusas no que respeita à Vela Adaptada”.
“Foi um excelente fim de semana de prova, e que serviu de ‘test drive’ para o Campeonato da Europa. Tanto os atletas como a própria organização estão entusiasmados com a semana que se avizinha. Com condições de vela ideais, um cenário idílico, os melhores velejadores de vela adaptada da Europa e um programa social variado, a semana promete”.
Os Campeonatos Nacional e Europeu são organizados, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, pela Teia D’Impulsos, com o projecto Vela Solidária, em parceria com o Iate Clube da Marina de Portimão. Recebem ainda o apoio da Câmara Municipal de Portimão, Federação Portuguesa de Vela e IPDJ, entre outros inúmeros parceiros e patrocinadores.
Resultados Finais – Campeonato Nacional Hansa 2019
2.3 Singles:
1st Rui Dowling | CNHorta
2nd Daniel Cunha | CNCascais
3rd Libério Santos | CNHorta
303 Singles:
1st Pedro Reis | CNCascais
2nd João Pinto | CNPortimão
3rd Luís Martins | CNPovoense
303 Doubles:
1st Pedro Reis & Teodoro Cândido | CNCascais
2nd João Gonçalves & Jorge Ruivo | SCAveiro/AAUVAv
3rd Luís Ramalho & Guilherme Ribeiro | ICMPortimão
Fonte: Teia d’Impulsos