A issue TV e Loulé Film Office divulgam a exibição do filme FRACKING THE CONTRACT da realizadora Sophie Rousmaniere em diferentes salas do país.
Em tempos de consciência e luta ambiental o filme de Sophie Rousmaniere acompanha a luta civil em torno da prospecção petrolífera na Costa Algarvia.
Realizado em 2018, o filme tem estreia marcada para o dia 3 de outubro de 2019 no Cineclube de Tavira e percorrerá diferentes salas do país ao longo do mês de Outubro e Novembro. Algumas sessões serão acompanhadas por protagonistas do filme e abrem-se ao diálogo com o público.
As duas primeiras semanas do mês de Outubro serão dedicadas à exibição do filme em diferentes regiões do Algarve e acompanhadas pela protagonista e ativista Ângela Rosa.
Breve descrição/Sinopse:
No sul de Portugal, onde se encontram as mais belas praias de toda a Europa, grandes empresas de petróleo e gás adquirem contratos de exploração de combustíveis fósseis ao longo da sua costa.
João Camargo, ativista e especialista em questões climáticas, Ângela Rosa, uma agricultora local e Laurinda Seabra, uma ex funcionária da indústria petrolífera na África do Sul, lutam para salvar a sua terra e formam grupos comunitários de apoio.
Tido como um verdadeiro exemplo de união e força civil o filme levanta as seguintes questões – Pode o envolvimento cívico fazer a diferença? Podemos fazer a diferença nos dias de hoje? Quem está realmente no comando, políticos ou moradores locais?
Biografia da Realizadora:
Sophie Rousmaniere é uma cineasta premiada que trabalha como realizadora e jornalista freelance nos EUA e no resto do mundo, abordando sempre nos seus trabalhos questões culturais, sociais e políticas. Ao longo da sua carreira realizou diferentes documentários sobre os direitos humanos e ambientais abordando temas como a mineração de urânio em terras indígenas nos EUA (www.yellowfeverfilm.com), projetos comunitárias na África Ocidental ou problemáticas femininas no Paquistão.
É Diretora Executiva da Issue Television, uma ONG sem fins lucrativos que usa os digital media como meio de educação.
Fonte: SP Produção