Hunter Halder, fundador da Refood, vai estar no próximo dia 11 de outubro, pelas 19h00, na Escola EB 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, para a segunda reunião de apresentação deste projeto em Almancil.
O projeto Refood é um esforço eco comunitário, 100% voluntário, efetuado por e para cidadãos, ao nível micro-local, para acabar com o desperdício dos alimentos preparados e a fome ao mesmo tempo que reforça laços comunitários locais.
O projeto tem vindo a arrecadar voluntários e a suscitar a criação de grupos em outros pontos do país e pretende-se, com esta ação, angariar novos voluntários.
Esta reunião vai contar com a presença do fundador do projeto, Hunter Halder, um americano residente em Lisboa que começou a recolher refeições que sobravam nos restaurantes e cafés do seu bairro para depois distribuí-los pelas pessoas carenciadas.
Refira-se que a Autarquia de Loulé tem sido um parceiro fundamental deste projeto desde a primeira hora. A proposta vencedora na freguesia de Almancil do Orçamento Participativo 2016 foi a obra de melhoramento das instalações do centro de operações da Refood, que passou pela criação de uma casa modular, equipada com cozinha e WC, o que permitiu melhorar o trabalho desenvolvido por esta associação.
Desde 2015, no âmbito do Movimento Zero Desperdício, durante o Festival MED são recolhidas centenas de quilos de comida confecionada e não consumida, que é distribuída a famílias em situação de maior vulnerabilidade do concelho. A operacionalização desta ação fica a cargo de uma equipa de voluntários da Refood, com o apoio do Banco Local de Voluntariado de Loulé, do Centro Paroquial de São Clemente e São Sebastião, bem como de técnicos da Divisão de Intervenção Social e Voluntariado do Município, que durante a noite fazem a recolha do excedente, garantindo todos parâmetros de segurança exigidos pela ASAE.
Fonte: GAP da CM Loulé