A prestigiada cantora Rita Maria e o reconhecido pianista Filipe Raposo são os convidados da rubrica “Conversas à Quinta”, uma iniciativa regular do Cine-Teatro Louletano, no próximo dia 3 de outubro, quinta-feira, pelas 21h00, a realizar no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé, com entrada gratuita, num formato de concerto-tertúlia em torno das comemorações do Dia Mundial da Música.
A vertente do Pensamento associado às artes performativas, num estímulo constante do espírito crítico, do debate e da partilha de ideias e experiências, é fundamental na estratégia de programação do Cine-Teatro. Daí que este equipamento tenha endereçado o convite a Rita Maria (voz) e Filipe Raposo (piano) para darem a conhecer os seus percursos, cumplicidades e visões, numa tertúlia em que a conversa e a música ao vivo dão o mote para uma noite muito especial na companhia de duas grandes figuras do panorama musical português.
Numa lógica de articulação entre a programação do Cine-Teatro e o Conservatório de Música de Loulé, o duo convidado realizará ainda uma conversa performativa com alunos (do 5.ª ano do regime articulado) desta instituição de ensino durante a tarde do dia 3, explorando informalmente as relações entre os universos da Música Clássica e do Jazz.
Filipe Raposo e Rita Maria, “amantes artísticos que se reconheceram à distância pelas afinidades que possuem”, gravaram um disco juntos, lançado em agosto de 2018, intitulado “Live in Oslo” e já aclamado pelo público e pela crítica. Nesse álbum sente-se uma confluência de géneros que vai do cancioneiro popular português ao norte-americano e ao jazz, passando por temas de José Afonso ou Zeca Medeiros, até canções de Gabriel Fauré ou Henry Purcell.
Distinguida com o prémio “Artista do Ano” pela Festa do Jazz, Rita Maria está ligada ao jazz desde a adolescência. Integra os projetos “Stockholm Lisboa Project” e “Saga Cega”, e já colaborou com artistas como Afonso Pais, Mário Laginha e Sara Serpa.
Filipe Raposo, pianista, compositor e orquestrador, tem formação em piano e composição, compôs para teatro e cinema, trabalha recorrentemente com nomes como Sérgio Godinho, Amélia Muge e José Mário Branco, e editou três álbuns em nome próprio.
O evento tem a duração prevista de 90 minutos e é aconselhado a maiores de 12 anos, sendo de entrada gratuita, limitada à lotação da sala.
Para mais informações os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].
O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.
Fonte: GAP da CM Loulé