Loulé | “Grupo Coral Infantil de Loulé” protagonizaram concerto marcante

0
277
CoralInfantilLoule

“Hoje foi o melhor dia de sempre” – quem o diz é Santiago Gomes, membro do Grupo Coral Infantil de Loulé, que participou no concerto “Canções de Roda, Lenga Lengas e Outras que Tais”, no Cine-Teatro Louletano a 22 de setembro, num encontro inédito entre o coletivo de luxo formado por Sérgio Godinho, Ana Bacalhau, Vitorino e Jorge Benvinda e o grupo coral de que faz parte – com perto de uma centena de elementos, dirigido pela maestria do Professor Ricardo Silva. A estes intérpretes juntou-se o pianista Filipe Raposo, que criou belíssimos arranjos e dirigiu um valoroso naipe de músicos que tocou de forma maravilhosa o repertório por todos escolhido.

Foram várias as interpretações do cancioneiro e do património popular português que desfilaram nesta matinée de domingo em Loulé que ficará na memória de todos. Desde a “Oliveirinha da Serrra” à incontornável “Tia Anica do Loulé”, passando pela “Machadinha”, “Erva cidreira” ou “As Pombinhas da Catrina”, muitas foram as memórias resgatadas e que colocaram as gerações dos avós, dos pais e dos netos a cantar juntos numa sala esgotada e com um ambiente ao rubro. Houve ainda espaço para contagiantes composições de Samuel Úria, José Afonso, Deolinda, Vitorino e Sérgio Godinho, ligadas ao imaginário dos mais pequenos, com o Grupo Coral Infantil a responder de forma entusiasta e musicalmente muito positiva ao desafio lançado pelo Cine-Teatro.

Entre canções de roda, histórias e lenga lengas, os intérpretes e os espetadores foram assim levados a viajar aos tempos de meninice. Ana Sofia Rosa, espetadora e professora de Educação Musical, ilustra-o bem: “Estas músicas transportaram-me à minha infância, a uma memória que ainda estava relativamente acesa no meu tempo e que – pareceu-me – se foi perdendo. Considero que é muito importante reacender a memória desse repertório”. Já Vítor Aleixo, presidente da Autarquia, destacou a importância destas “vivências quotidianas na nossa cidade com este nível e com o envolvimento das novas gerações”.

Nas redes sociais, os espectadores também expressaram toda a emoção que o espetáculo lhes suscitou. “Foi uma experiência única ouvir as músicas tradicionais da nossa cultura, vozes inconfundíveis da nossa história, e as nossas crianças em coro! Absolutamente maravilhoso!” – publicou Catarina Teixeira. Já Alexandra Inácio destacou “a alegria das nossas crianças em palco com nomes tão importantes da nossa música. Um espetáculo inesquecível.” E muitos foram aqueles que desejaram “Parabéns a todos pelo excelente e emocionante espetáculo que nos proporcionaram, obrigado”. Até Jorge Benvinda se regozijou nas redes sociais, tendo feito alusão a uma das músicas cantadas, e publicado o seu sentido testemunho: “É tão bom uma amizade assim”.

Este espetáculo foi mais uma vez ao encontro de uma das linhas estratégicas da programação artística do Cine-Teatro que tem sido privilegiada ao longo dos últimos anos: o encontro entre projetos musicais de âmbito local/regional dotados de valor artístico e reconhecidas figuras do panorama nacional, de modo a promover a valorizar efetivamente as potencialidades endógenas do território social e cultural louletano.

Fonte: GAP da CM LouléCoralInfantilLoule

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.