Loulé | XXI Encontro de Música Antiga de Loulé Francisco Rosado

0
300
MusicaAntiga2

De 5 a 27 de outubro, o concelho de Loulé é palco do XXI Encontro de Música Antiga de Loulé Francisco Rosado, um evento cujo principal objetivo é a divulgação da música que compreende o período entre a Idade Média e os finais do século XVIII.

Na abertura do programa, já este sábado, dia 5, pelas 21h00, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Querença, o agrupamento holandês Radio Antiqua junta-se ao contratenor Leandro Marziotte para convidar os espetadores a apreciar a música vocal e instrumental de Händel, um dos maiores compositores do período barroco. “Händel & co. da Itália à Inglaterra” é um retrato da Londres de Haendel, junto a outros compositores que foram seus colaboradores ou concorrentes: o ouvinte será levado aos bastidores de um dos maiores impérios musicais do século XVIII.

Segue-se, no dia 12, pelas 21h00, na Igreja de S. Sebastião de Boliqueime, a participação do grupo luso Ventos do Atlântico, que nos traz um programa onde o órgão histórico se torna o protagonista, cujo contraste e riqueza sonora são evidenciados pelas cores mais intimistas dos instrumentos de sopro. “Música para sopros de Itália à Alemanha no início de setecentos” é o mote para esta noite.

Outro projeto português – O Bando de Surunyo – surge neste Encontro no dia 13 de outubro, pelas 21h00, na Igreja de S. Francisco, em Loulé, com “Ua Enselada Ibérica”. A Península Ibérica apresenta, durante os séculos XVI e XVII, um riquíssimo quadro cultural que, alicerçado sobre uma matriz de pensamento comum a toda a Europa, possui, no entanto, características que lhe são distintivas. Um concerto comentado que incide no repertório vocal ibérico deste período.

O agrupamento Scaramuccia (Holanda/Portugal) irá presentear os espetadores com a mais bela música instrumental italiana do século XVIII, no dia 19, às 21h00, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira. “1717. Memórias de uma viagem a Itália” inclui não só peças que Pisendel trouxe de uma viagem a Itália mas também outros descobrimentos da sua coleção pessoal.

No dia 20 de outubro, pelas 21h30, na Igreja Matriz de Loulé, vindo do Canadá, o Ensemble Caprice irá deleitar o público com um programa fabuloso, numa fusão entre o barroco francês e italiano, com um toque muito especial.

Naquela que será também uma atividade pedagógica, o Ensemble de Flautas de Loulé junta-se ao Consort de Flautas do Instituto Gregoriano de Lisboa num mastercurso de flauta de bisel com Matthias Maute, flautista, compositor e diretor do Ensemble Caprice. Esta atividade

que se irá desenvolver ao longo do fim-de-semana culminará com o concerto de domingo, 27 de outubro, pelas 18h00, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Alte. No programa estarão peças do período barroco e renascentista em arranjos para consorts de flautas, entre outras surpresas.

Uma vez mais, os instrumentos barrocos, o repertório antigo e a interpretação historicamente informada farão do concelho de Loulé a capital da capital da música antiga durante o mês de outubro.

“Pretende-se aqui realizar uma seleção rigorosa de grupos especializados na interpretação historicamente informada, apostando na diversidade entre a música vocal e instrumental, nacional e estrangeira”, refere Ana Figueiras, diretora artística deste evento.

Todos os espetáculos são de entrada livre.

Fonte: GAP da CM LouléMusicaAntiga2MusicaAntiga3MusicaAntiga1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.