Loulé | Rão Kyao e músicos portugueses, espanhóis e marroquinos estreiam espetáculo na Bienal Ibérica

0
287
RaoKyao

O Cine-Teatro Louletano recebe a 12 de outubro, pelas 21h30, Rão Kyao, um dos mais carismáticos músicos portugueses, no âmbito de um desafio artístico lançado pelo Cine-Teatro Louletano para que se juntasse com músicos espanhóis e marroquinos num concerto inédito no âmbito da Bienal Ibérica de Património Cultural que acontece em Loulé, de 11 a 13 de outubro.

Neste espetáculo, em estreia nacional, o público é convidado a vivenciar tudo aquilo que une Portugal, Espanha e Marrocos, numa triangulação musical mediterrânica feita de múltiplas pontes e influências civilizacionais. Os convidados de Rão Kyao (flautas de bambu e voz) serão Toni Lago Pinto (guitarra clássica e viola braguesa) e Renato Silva Júnior (acordeão e teclados), de Portugal; Miri Abdellah (violino e rebab) e Barmaki Mohamed (percussões tradicionais árabes), de Marrocos; e Miguel Angel Ramos Ortiz (guitarra clássica), de Espanha.

Loulé acolhe este ano, pela primeira vez, a Bienal Ibérica de Património Cultural, um evento de referência a nível europeu que constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural. A sua área expositiva, a diversidade de atividades científicas e profissionais e a sua programação social resultam num evento único que tem por objetivo a promoção, valorização e visibilidade do setor do Património Cultural através da agregação dos diversos agentes e stakeholders que atuam no mesmo.

Rão Kyao tem participado por várias ocasiões em colaborações e gravações imbuídas deste espírito multicultural, de que são exemplos o CD “Delírios Ibéricos” com um grupo de músicos, os Ketama, ligados ao Flamenco, e com músicos marroquinos no CD “Fado Virado a Nascente”, ambos de sua autoria. Soma-se o espetáculo (encomenda) “O meu coração é árabe”, apresentado em Silves em 2015 em parceria com os músicos Custódio Castelo, Paulo Ribeiro, Eduardo Ramos e Baltazar Molina, só para citar mais alguns formatos que na sua essência são caros ao músico português.

Tendo-se deslocado recentemente a Marrocos, Rão Kyao convidou dois músicos de Casablanca que lhe parecem, pela sua grande qualidade e apetência para este tipo de colaboração, ser indicativos de uma prestação que se baseia, por um lado, em temas bem estruturados do português e de músicas associadas à tradição dos três países e que ao mesmo tempo apela para o sentido espontâneo e criativo de todos os músicos envolvidos através de vários momentos de improvisação individual e coletiva.

O concerto tem a duração aproximada de 75 minutos, destina-se a maiores de 6 anos e com um custo por ingresso de 7 euros, passando para 5 euros no caso dos maiores de 65 e menores de 30 anos. O Cartão de Amigo do Cine-Teatro é aplicável a este evento.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

Fonte: GAP da CM LouléRaoKyao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.