GNR: Apreensão de cerca de 37 toneladas de Sardinha

0
215
GNR Unidade Controlo Costeiro

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro, durante a época de captura da sardinha, que decorreu entre 03 de junho e 12 de outubro, apreendeu cerca de 37 toneladas de sardinha, em todo o território nacional.

A sardinha (Sardina pilchardus) é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar, assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias, tendo sido decretado, a partir do passado dia 12 de outubro de 2019, o encerramento da época de pesca da sardinha.

A GNR, enquanto Polícia Ambiental Nacional, tem procurado garantir que este, e outros recursos, devam ser explorados de modo a garantir, no longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se, simultaneamente, assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais. Para garantir as quotas de pesca definidas, os militares realizaram uma série de ações de controlo e fiscalização que culminaram na apreensão de 36 908 quilos de sardinha, maioritariamente por infrações de excesso de quota diária de pesca e por fuga à lota.

Importa salientar que da totalidade da sardinha apreendida, mais de 28,5 toneladas foram doadas a instituições de solidariedade social.

Fonte: GNR-UCCGNR Unidade Controlo Costeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.