O empreendimento imobiliário de luxo Ombria Resort, no interior do concelho de Loulé, com abertura da primeira fase prevista para 2021, foi galardoado na edição 2019-2020 dos European Property Awards como “Melhor Projeto Residencial Sustentável em Portugal” com o projeto “Viceroy Residences at Ombria Resort”. O prémio referente à nova categoria “Sustainable Residential Development” foi conhecido durante a Cerimónia de Entrega de Prémios, que decorreu no dia 24 de outubro, em Londres.
As Viceroy Residences at Ombria Resort são um empreendimento de 65 apartamentos de 1 e 2 quartos com a exploração turística assegurada pela Viceroy Hotels & Resorts e integrados no hotel de 5 estrelas Viceroy at Ombria Resort. Variando entre 70 a 173 m² de área interna bruta, os apartamentos são totalmente mobilados e equipados dentro do padrão “cinco estrelas” da Viceroy. Os proprietários terão acesso às instalações e serviços do hotel, incluindo concierge e aluguer e gestão de propriedade, fornecidos pela Viceroy Hotels & Resorts. As Viceroy Residences at Ombria Resort localizam-se no coração do empreendimento que se estende por 150 hectares no interior do Algarve.
Os European Property Awards são reconhecidos a nível mundial como os maiores e mais prestigiados prémios do setor imobiliário. A categoria “Sustainable Residential Development”, apresentada este ano pela primeira vez para refletir a importância da sustentabilidade no setor imobiliário, avaliou os projetos em relação à responsabilidade económica, ambiental e social. O Ombria Resort destacou-se, demonstrando práticas de excelência em cada uma das áreas.
Julio Delgado, CEO do Ombria Resort comenta: “Estamos muito contentes por ganhar este prestigiado prémio e por liderar o caminho dos empreendimentos residenciais sustentáveis. Na última década, observámos uma mudança nos requisitos dos potenciais compradores – estão muito mais focados na sustentabilidade, no ambiente e no apoio aos ecossistemas locais. O nosso compromisso com a sustentabilidade e com o respeito pela natureza está no cerne de tudo o que fazemos. É realmente uma honra receber este galardão que reconhece os nossos esforços.”
Desenhadas à semelhança de uma elegante aldeia portuguesa, com todo o charme e o caráter de um povoado antigo, e perfeitamente inseridas nas colinas, as Viceroy Residences at Ombria Resort apresentam uma visão única e sustentável dos NZEBs (Nearly Zero Energy Buildings). O projeto inclui também a instalação de um inovador sistema de geotermia de baixa profundidade que vai contribuir para uma redução significativa das emissões de CO2 e que já é um “case study” a nível nacional.
Refletindo a filosofia geral do resort, “Carved by Nature”, o Ombria Resort tem um profundo compromisso com a sustentabilidade, incorporando valores ambientais, económicos e socioculturais através de ações inovadoras que garantirão a preservação da natureza e da cultura para as gerações futuras.
Um dos maiores sistemas de geotermia da Península Ibérica
O pioneiro sistema geotérmico do resort usará a água para transferir a energia térmica encontrada logo abaixo da superfície do solo para controle climático, fornecimento de água quente e aquecimento de piscinas. Bombas de calor reversíveis irão utilizar a diferença entre a temperatura do ar e a temperatura estável do solo como principal fonte de energia para produzir aquecimento no inverno, para refrescar no verão e para aquecer a água ao longo de todo o ano, com segurança e responsabilidade. A estratégia para um sistema sustentável e eficiente de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC) baseia-se em alcançar altos níveis de conforto e facilidade de uso, garantindo baixo consumo de energia e custos de manutenção.
A arquitetura bioclimática, inovadora e tradicional, permite que a energia seja conservada sempre que possível, com o calor ganho ou perdido através de materiais com baixos coeficientes de transferência de calor e saberes seculares para proteger do sol. Outros projetos sustentáveis inovadores do Ombria Resort incluem um programa abrangente de reciclagem, pontos de carregamento de veículos elétricos e a conservação e cultivo da flora e fauna locais.
A adoção e implementação de práticas comerciais sustentáveis e o apoio a fornecedores locais através da compra de materiais de construção, como pedras, azulejos, rebocos e materiais de isolamento de origem regional e nacional, reduzem em larga medida a pegada de carbono do Ombria Resort. O objetivo é o Resort tornar-se membro da comunidade local e contribuir ativamente para a preservação das tradições locais, gerando novos empregos e oportunidades de negócios. As atividades do Ombria Resort incluirão uma área para agricultura biológica, instalação de colmeias, observatório astronómico, caminhos para passeios pela natureza, BTT e outras instalações desportivas.
Já em 2018 o Ombria Resort tinha sido galardoado nos European Property Awards em duas categorias: “Best New Hotel Construction & Design, Portugal”, com o projeto Viceroy at Ombria Resort e “Best Residential Development, Portugal”, com o projeto Viceroy Residences at Ombria Resort, ambos premiados com o nível “5 estrelas”.
Fonte: Global Press