Comemoraram-se no passado dia 1 de Novembro, 264 anos sobre o sismo de 1755, o mais destrutivo sismo que há registo em Portugal. A destruição não só do património arquitetónico como também de milhares de vidas deveu-se não só ao abalo sentido como também ao desenvolvimento de um Tsunami que atingiu as costas do Oceano Atlântico (com maior destruição nas localizadas mais perto do seu epicentro) e aos inúmeros incêndios proporcionados pela presença de velas inúmeras velas acesas (por se tratar do Dia de Todos os Santos).
Recentemente a procura pela resolução do enigma da fonte do terramoto de 1755 levou um investigador português a confirmar uma anomalia na crosta terrestre ao largo da costa portuguesa que pode explicar por que ocorrem sismos violentos numa zona aparentemente calma.
De forma a todos estarmos mais prevenidos, irá realizar-se no próximo dia 15 de novembro, pelas 11:15horas o exercício nacional “A Terra Treme” (www.aterratreme.pt).
O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Faro convida todos os cidadãos a participarem neste exercício.
Como Participar:
1 – REGISTO – Registe-se www.aterratreme.pt/inscreva-se, manifestando o seu interesse por esta campanha. Refira o número de participantes previstos e contactos para eventual envio de mais informação.
2 – PLANEIE – Defina a dimensão que quer dar ao exercício, que pode ir do nível mais simples com a prática dos 3 gestos, à elaboração de um exercício mais completo e que inclusive teste o Plano de Emergência, envolvendo entidades diversas.
3 – DIVULGUE – Envolva todas as pessoas da sua família e organização e partilhe a informação sobre A TERRA TREME pela sua lista de contactos, incentivando-os à participar.
4 – CONSULTE – Partilhe os materiais de divulgação www.aterratreme.pt/recursos disponíveis no site, reforçando a preparação individual e coletiva para uma situação de sismo.
5 – EXERCÍCIO – Dia 15 de novembro, pelas 11h15, execute os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR!
Fonte: Mun de Faro