Faro e Matola assinam Protocolo de Geminação

0
311
FaroCidade

Cerimónia oficial tem lugar na capital da província de Maputo no próximo dia 21 de novembro. O Presidente da Câmara Municipal de Faro parte hoje para Moçambique para formalizar um protocolo de geminação com a Cidade da Matola, em cumprimento da deliberação da Assembleia Municipal de Faro, tomada na sessão de 20 de Setembro último.

O acordo será assinado no Salão Nobre do edifício sede do Município da Matola no próximo dia 21 de novembro, na presença das autoridades locais e provinciais e, ainda, da Embaixada portuguesa em Maputo, entre outros.

O documento tem como objetivo desenvolver ações de cooperação nas áreas da administração autárquica, desenvolvimento económico e empresarial, educação e desporto, cultura, artes, turismo e saúde. Durante a visita vão ser estudadas ações concretas de colaboração em áreas como a gestão cemiterial, saneamento, gestão de resíduos, educação para as tecnologias da educação e a formulação de intercâmbios.

Este protocolo nasceu das similitudes encontradas entre os dois municípios, deixando em aberto uma base de cooperação bilateral e de convergência de interesses em domínios da atividade empresarial, fortalecendo as relações socioeconómicas. Relação que só foi possível graças à utilização comum da língua portuguesa, da convergência de interesses histórico-culturais, semelhanças territoriais e económicas e ligação entre os dois povos.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Faro, trata-se de uma iniciativa de grande alcance, pois para Rogério Bacalhau, “a cooperação descentralizada, assente nas autoridades locais e regionais e envolvendo as instituições do mesmo nível pode fazer mais pela amizade e cooperação entre os povos do que dezenas de acordos comerciais entre os Estados”. Com o autarca farense segue o Chefe de Gabinete da Presidência, Henrique Ascenso Gomes, responsável pela cooperação internacional da edilidade.

O município da Matola é a capital da província do Maputo e faz fronteira com os distritos de Marracuene, Moamba, Boane e cidade de Maputo. Com cerca de 1,6 milhões de habitantes, trata-se da urbe mais populosa de Moçambique.

O município está dividido em três postos administrativos: Matola-Sede, Machava e Infulene, que por sua vez se subdividem em 42 bairros. Dispõe do maior parque industrial de Moçambique e um dos mais bem situados terminais portuários de carvão, exportação de alumínio, descarga de cereais e açúcar. Possui também um dos maiores centros de depósito de combustíveis.

Graças à sua privilegiada localização na confluência do rio Matola com o Oceano Índico, oferece um grande potencial para desenvolvimento de atividades turísticas. A cidade da Matola constitui ainda uma das portas de entrada de todo o manancial turístico da República da África do Sul e da Swazilândia.

Fonte: GRP da CM FaroFaroCidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.