O Município de Lagoa e as escolas do concelho, alinham-se durante semana de 18 a 23 de novembro de 2019 com o projeto internacional Global Action Days para mostrar ao mundo as diversas ações que diariamente realizam em prol do ambiente.
Comemorar o Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro), no âmbito da participação ao Programa Eco-Escolas 2019/20, é uma das atividades agendadas para esta semana. Neste contexto, durante a tarde da próxima quinta feira 21 de novembro, vai ser feita a entrega das rolhas de cortiça recolhidas nos diferentes pontos do concelho de Lagoa, durante os últimos dois anos letivos (2017-18 e 2018-19).
Esta entrega para reciclagem de um considerável volume de resíduos de cortiça usada, na Corticeira Amorim em Silves, torna-se possível graças à generosa adesão da comunidade do concelho de Lagoa ao programa Municipal “Green Cork”. Esta iniciativa conta com todos os parceiros da comunidade escolar a que se juntam ainda outros agentes educadores do concelho. Ou seja, o Município de Lagoa distribuiu por todos os estabelecimentos de ensino, sedes de Junta de Freguesia, entre outros serviços públicos aderentes, uma embalagem apelativa conhecida como “O Rolhas” que recebe as rolhas usadas.
Durante esta semana, em que um pouco por todo o mundo se chama a atenção para o ambiente, e nomeadamente para os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, (ODS) a concretizar até 2030, Lagoa do Algarve associa-se às atividades “Global Action Days” com os seis estabelecimentos de ensino do concelho galardoados a hastearem as suas bandeiras verdes. Juntam-se ainda outras atividades pontuais de educação ambiental.
De recordar que Lagoa é o segundo município do Algarve com maior número de bandeiras verdes atribuídas.
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e o seu programa Eco- Escolas, parceiros da Câmara de Lagoa para a promoção da educação ambiental, lembram que durante esta semana “todas as ações são importantes, em especial as que têm intervenção na comunidade envolvente”. Sugerem ainda a promoção de ações inspiradas na floresta, no mar, mas também na área dos resíduos.
Fonte: GC do Mun Lagoa(Algarve)