Olhão | Município parceiro do projeto SER Mental desenvolvido pela MOJU

0
391
SerMentalOlhao2
No dia em que se comemora o 30º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança e o Dia Internacional dos Direitos da Criança, foi apresentado no auditório da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, o projeto SER Mental, vocacionado para as crianças e adolescentes do concelho de Olhão e que conta com a parceria da Autarquia olhanense.
 
O SER Mental – Serviço Especializado em Rede para a Promoção da Saúde Mental na Infância e Adolescência é uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), desenvolvida pela Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU), com a qual se pretende criar um serviço comunitário de intervenção especializada com base no trabalho de parceria.
O seu principal objetivo é prevenir precocemente os fatores de risco e promover a proteção da saúde mental na infância e adolescência no concelho de Olhão.Elsa Parreira, vereadora da Câmara Municipal de Olhão com o pelouro da Saúde, presidiu aos trabalhos que decorreram esta tarde e que começaram com a mesa redonda “Saúde Mental na Infância e na Adolescência”.
Para a autarca, que teve a seu lado responsáveis da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Olhão, Centro de Saúde de Olhão e MOJU, é urgente estarmos atentos ao bem-estar das crianças: “Em Portugal, uma em cada cinco crianças vive em situação de pobreza. Parece-me que não avançámos assim tanto nos direitos das crianças nos últimos 30 anos”, realçou. A vereadora e professora, que deseja que este projeto agora apresentado e que está a ser desenvolvido pela MOJU traga “benefícios concretos às crianças e jovens olhanenses em breve”, deixou a garantia: “O Município compromete-se a fazer a sua parte neste projeto e a incentivar os restantes intervenientes a darem o seu melhor, porque as nossas crianças e jovens merecem”.
 
O SER Mental é co-financiado pelo Portugal Inovação Social, CRESC Algarve, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, contando com cinco investidores sociais: Câmara Municipal de Olhão e juntas de freguesia do concelho. Teve início recentemente e termina em agosto 2022. 
A iniciativa destina-se a jovens entre os 13 e os 21 anos, referenciados pelas entidades com competência em matéria de infância e juventude e identificados com problemas emocionais, sociais e de comportamento; famílias com pelo menos um filho (até aos 21 anos) que apresentem esses problemas, alunos do 3º ciclo do ensino básico e secundário, pessoal docente e não docente, técnicos e/ou outros profissionais da comunidade e sociedade civil em geral. Contempla atividades em quatro ações: SER Jovem, SER Família, SER Comunidade & Escola e SER Digital.
Fonte: Mun de Olhão
SerMentalOlhao2SerMentalOlhao3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.