No âmbito do Programa Municipal de Promoção do Empreendedorismo e Empregabilidade Jovem, a Câmara Municipal de Loulé e a Incubadora de Inovação Social Casulo, em parceria com a Escola Secundária de Loulé, juntaram alunos dos cursos profissionais e instituições do concelho para, numa dinâmica inovadora na relação Escola/Comunidade, criarem oportunidade de realização de provas de aptidão profissional próximas das necessidades reais do mercado facilitadoras da futura empregabilidade dos alunos.
Nesta atividade participaram as Instituições UNIR, ASMAL, EXISTIR, AAPACDM, Ser Igual – Tavira, CDI.UP – Cooperativa de Desenvolvimento Infantil e União Parental (Loulé), Fundação António Aleixo, Associação Artística Satori, Casa da Primeira Infância, bem como a Incubadora Casulo e o Município de Loulé, que apresentaram as suas necessidades, desafiando os alunos a criarem soluções reais.
Tratou-se de um iniciativa inovadora, que contribuiu para construir pontes entre a Escola, a Incubadora Inovação Social e as instituições promotoras de empreendedorismo social jovem.
Recorde-se que, no âmbito do Programa de Inovação Social, o Município de Loulé mobilizou a sua rede social para “pensar fora da caixa” e apresentar projetos que permitam responder, de modo inovador e qualificado, às novas problemáticas sociais para as quais as metodologias e os modelos de respostas existentes não são suficientemente eficazes.
Trata-se de um instrumento de financiamento “Parcerias para o Impacto” que disponibilizou um financiamento para apoiar a criação, implementação ou expansão de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), em áreas como o emprego, a educação ou a saúde. Para o território de Loulé foram aprovados três projetos que têm por objetivo fomentar abordagens locais inovadoras de desenvolvimento social e promover estratégias locais de inclusão ativa, sendo um deles este Casulo, da Associação Poeta Aleixo. Trata-se de uma Incubadora de Inovação Social, que consiste na ativação de um ecossistema de inovação social à escala regional, impulsionando a incubação de ideias e projetos que promovam a inclusão social, a coesão territorial, o empreendedorismo jovem e a sustentabilidade social do território de Loulé e da região do Algarve.
Fonte: GRP da CM Loulé