Silves recebe a “Orquestra de Jazz do Algarve”

0
277
OrquestraJazzAlgarve

“Silves recebe a Orquestra de Jazz do Algarve” é o nome do programa que decorrerá durante o mês de dezembro, e o destaque principal será a exposição fotográfica “Jazz on the Move”, que estará patente ao público até dia 6 de janeiro de 2020. Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS) e pela Orquestra de Jazz do Algarve com o apoio do Ministério da Cultura – Direcção-Geral das Artes. A entrada é gratuita.

A inauguração da exposição fotográfica “Jazz on the Move”, terá lugar no dia 3 de dezembro, pelas 18h00, no Teatro Mascarenhas Gregório, onde decorrerá o Concerto de Jazz do Duo Hugo Alves e Diogo Russo.

No dia 7 de dezembro, pelas 17h00, Ella e Duke – Orquestra de Jazz do Algarve invites Sara Miguel, Narcí Gonzalez, Vasco Agostinho, atuarão na Tenda da Alegria do Natal, Praça Al-Mutamid.

+ Sobre Exposição “Jazz on the Move” e concerto

Esta exposição retrospectiva apresenta uma seleção de fotografias de espetáculos e de instantes da vida da Orquestra de Jazz Algarve, registados durante o ano de 2018.

A Orquestra de Jazz do Algarve nasceu da edição do Lagos Jazz 2004, tendo sido constituída formalmente em 2005 com a designação de Associação Músicas no Sul, e atualmente com a denominação de OJA – Associação Orquestra de Jazz do Algarve, que a tutela. O projeto é uma ideia de Hugo Alves e conta com o Apoio Directo da DGArtes, desde 2009/2010. É um projeto de âmbito nacional, tendo por pilar central a OJA, uma Big Band de 18 músicos. Até hoje, a OJA realizou centenas de concertos, destacando-se alguns convites como o da Assembleia da República (2008), para atuar na Sala do Senado, ou outros que a levaram ao Teatro São Luiz, Praça do Rossio em Lisboa, ou ao Festival Internacional de Jazz de Loulé.

Após ter passado por vários municípios algarvios, a exposição Jazz on the Move chega a Silves, trazendo consigo dois concertos a não perder: um concerto intimista com dois músicos da OJA; e um espetáculo com a orquestra completa e convidados especiais.

» Músicos

Hugo Alves, iniciou os estudos musicais aos 7 anos, e a sua estreia “profissional” aos 12, como trompetista, integrando-se em 6tet, 8tet e Mini Big Band. Até 1991, o seu percurso foi marcado pela passagem em várias bandas, formações e acompanhou nomes nacionais e internacionais. Em paralelo com os estudos académicos, segue os estudos sobre Harmonia, Composição e Jazz. Inicia-se na “Big Band Estaleiro da Música”, a “Big Band Jazz na Filarmónica”, em Faro. Estuda em vários workshops, para a sua auto-formação. Continua na Oficina de Jazz do Algarve (1996), um workshop de 12 meses intensivos e cursos ministrados por músicos de Jazz, como J Nugent, D Weiss, D Thompson, R Brecker, F Tiberi, S Wendholt, e outros de nome internacional. Passa pela “Big Band Almada Cool” um projecto saído da Escola Profissional de Almada. Em 1998, participa em formações nacionais e internacionais, especialmente nas Orquestras de Jazz. É convidado, em 2001, por P Guedes e C Azevedo a integrar na Orquestra Jazz de Matosinhos, a Orquestra de Jorge Costa Pinto e a Big Band do Hot Club Portugal. Desde finais de 90, é frequentemente convidado para ministrar workshops, e integrar corpos docentes de workshops e escolas como a Escola Jazz do Barreiro, a ESMAE, a ESML ou a JOBRA. Em paralelo, dedica-se à Produção de Eventos na área do Jazz, como o Festival Lagos Jazz (9 edições), o OJA Jazz Fest (2 edições). Co-produz outros Festivais (BadeJazz, Orsara Musica, o Festival Jazz de Albufeira). Funda a Orquestra de Jazz do Algarve (ex-Lagos), em 2004, um projeto multidisciplinar em Artes de Palco, Serviço Educativo e Produção, detendo “Declaração de Elevado Interesse Cultural”. É uma Orquestra criada na senda da formação de públicos, e numa linha de “working band”, com cerca de 1 centena de temas, em vários repertórios (Basie, Ellington, Latin-Jazz, Fusão, Mintzer, T Jones). Hugo Alves conta com 4 CD’s editados, destacados e premiados pela imprensa especializada, e a OJA sob sua direção com 2 edições.

Diogo Russo, nasceu em 1983, inicia o seu estudo musical no Conservatório de Música de Santarém, e aos 18 anos, termina o 5º grau de Piano, 6º grau de Música de Câmara/Coro e 6º grau de Formação Musical, 4º grau de Viola Dedilhada. Em 2005, termina a Licenciatura em Produção e Tecnologias da Música, na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE), e no ano seguinte começa a dar aulas em Escola do 1º Ciclo de Ensino de Expressão Musical e mais tarde como Professor do ensino Profissional, leccionando a disciplina Física do Som, orientador da disciplina Formação em Contexto de Trabalho, ensino de Piano, Música de Câmara e Prática de Acompanhamento nos Cursos Profissionais de Cordas e Teclas e Instrumentista Jazz, na Escola da Bemposta, Portimão. Em 2011, frequenta o Atelier de Jazz e Música Moderna do Algarve (EJMMA), durante três anos. Participa em várias Workshops, entre as quais OJA JAZZ FEST.

+ Sobre Ella e Duke

13 prémios Grammy e mais de 40 milhões de álbuns fazem de Ella Fitzgerald uma forte concorrente ao título “Melhor Cantora de Jazz de Sempre”!

Ella Fitzgerald vem de uma família difícil e viveu tempos difíceis! Foi criada por um padrasto português: Joe, um homem desempregado, a meio da Grande Depressão mas tornou-se parte da História do Jazz e ajudou, largamente, a escrevê-la numa carreira que atravessa, desde os anos 30 aos anos 90 do século XX. Dona de uma voz e musicalidade únicas integrou, durante a sua longa carreira, todas as Grandes Orquestras, sejam elas a de Chick Webb, Count Basie ou Duke Ellington.

Estes são os momentos que vamos viver neste concerto com maior destaque para a estreita colaboração entre Ella Fitzgerald e Duke Ellington.

À Orquestra de Jazz do Algarve junta-se a voz de Sara Miguel, um dos novos valores nacionais no jazz, e ainda dois consagrados músicos Espanhóis Narcí Gonzalez em Saxofone tenor e Vasco Agostinho em Guitarra.

+ Info: Teatro Mascarenhas Gregório | Horário: Dias úteis, 10h00 à 13h00 e das 14h00 às 17h00 | Setor da Cultura | 282 440 800 | [email protected]

Fonte: GAP da CM LouléOrquestraJazzAlgarve

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.