A Orquestra de Jazz do Algarve presta tributo a Sophia de Mello Breyner na comemoração dos 100 anos de nascimento da poetisa, a 1 de dezembro, pelas 17h00, no Cine-Teatro Louletano, num espetáculo inédito em estreia nacional, tendo como convidada especial a cantora Ana Rita Inácio. Trata-se de uma criação artística (concerto) com textos musicados de Sophia, a partir de uma encomenda das autarquias de Lagos e Loulé para assinalar esta marcante efeméride.
Pela passagem dos 100 anos do nascimento de Sophia de Mello Breyner, vulto da escrita, nasce a ideia de um espetáculo único, que alie a Palavra à Música. Nesta senda, Lagos e Loulé, pelas suas equipas culturais, selecionaram textos, os quais foram musicados e utilizados para a criação de novas composições e orquestrações originais, pela mão de Hugo Alves, que assim serão estreados em dois concertos pela Orquestra de Jazz do Algarve. A irreverência, as tomadas de posição, a tenacidade e tantas outras caraterísticas fortes de Sophia, passam assim para o mundo musical.
A Orquestra de Jazz do Algarve foi fundada em 2004 pelo conceituado trompetista jazz nacional Hugo Alves. Esta Big Band de Jazz, que conta com 18 músicos permanentes, incluindo vozes, é a única orquestra de jazz profissional a sul do país. Além de concertos para o grande público já realizou centenas de concertos por todo o país, registando ainda internacionalizações em Espanha.
O espetáculo tem a duração aproximada de 75 minutos, é aconselhado a maiores de 12 anos e apresenta um custo associado por pessoa de dez euros ou de oito euros para maiores de 65 e menores de 30 anos, sendo o Cartão de Amigo aplicável.
Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].
O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.
Fonte: GAP da CM Loulé