O Grupo dos Amigos de Lagos pretende promover uma exposição e editar um livro em que seja recordado o tradicional Natal Algarvio e elegeu a chaminé como seu elemento central.
Foi solicitada a colaboração dos dois agrupamento escolares da cidade, bem como de outras instituições ao serviço dos jovens, e dirigido convite a todos os sócios do Grupo, com indicação de que, como é o nosso Natal que interessa, os textos e ilustrações a seleccionar não poderão incluir Árvores de Natal, Pai e Mãe Natal, bonecos de neve e pistas de gelo, trenó e renas, nem outros elementos próprios de outras regiões e que vêm sendo introduzidos no imaginário das nossas crianças.
O Natal Algarvio é suficientemente rico, com as searas, a chaminé, o sapatinho, as cartas ao Menino, os tronos, o presépio, os pastores, os reis magos, as récitas, as janeiras, o amor e a esperança que tudo isso propicia. Todos estes valores se pretendem recuperar nesta iniciativa que, ao dedicar especial atenção à chaminé algarvia, evocará a memória de José Pimenta Formosinho, seu defensor e fundador do Museu de Lagos.
Os trabalhos destinados à exposição e ao livro deverão ser entregues, na sede do Grupo, na Rua Cândido dos Reis, 90, até quarta-feira, dia 4 de dezembro, entre as 15 e as 16.30 horas.
Fonte: Grupo Amigos de Lagos