“Diz-me, António” a nova criação da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve, é uma revisitação da obra de António Aleixo (na passagem dos 120 anos do seu nascimento), e um cruzamento artístico entre dança, música e spoken word, com estreia nacional no dia 7 de dezembro, sábado, no Teatro das Figuras, Faro, às 21h30.
Integrado no programa 365 Algarve, é uma coprodução da ArQuente – Associação Cultural, conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e parceria da Eating Algarve Tours.
O movimento, a música e a palavra em busca de uma poética de performance, em que três criadores/intérpretes se reúnem a refletir sobre o Poeta Algarvio. Esta criação apoia-se em textos de intervenção social, essencialmente do poeta António Aleixo, mas também de outros poetas, bem como de inéditos criados pelos intérpretes.
O poema, o corpo, a voz, a música, o público, um público que será voz, um corpo que será poema, um poema feito região… uma dialética constante em que, através da dança, da música e da palavra se vai escrever o palco.
Até maio de 2020, o espetáculo circulará em vários teatros e outros espaços performativos municipais. Em cada dia do espetáculo, haverá um workshop de palavra e movimento, orientado pelos intérpretes (aberto a várias faixas etárias, mas com inscrição prévia) e uma visita guiada a cada local, organizada pela Eating Algarve Tours, no sentido de contextualizar a vida de Aleixo e a importância da sua obra no panorama artístico regional e nacional.
Ficha Artística e Técnica
Cocriação e interpretação: Armando Correia, Carolina Cantinho e Pedro Pinto
Apoio à criação: Gil Silva
Música original: Pedro Pinto
Desenho de luz: Jorge Pereira
Cenário e figurinos: Armando Correia, Carolina Cantinho e Pedro Pinto
Voz-off: Teresa Aleixo
Animação de vídeo: Tomás Correia
Fotografia: Filipe Farinha e Mariana VS
Ilustração: Dina Dias
Produção: AZul – Rede de Teatros do Algarve
Coprodução: ArQuente – Associação Cultural
Produção Executiva: Marisa Madeira
Apoio a residência artística: Companhia de Dança do Algarve, Gimnásio Clube de Faro, Kimahera e Teatro das Figuras.
Projeto cofinanciado pelo Programa 365 Algarve
Duração: 50’
Classificação etária: M/12
Fonte: ArQuente