Tavira | Presépio dos Bombeiros Municipais

0
399
PresepioBombeirosTavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira voltam a cumprir a tradição e prepararam o presépio de Natal, o qual pode ser visitado, diariamente, no seu quartel, até às 22h00 de dia 06 de janeiro. 

1500 mil figuras distribuídas, em mais de 100 m2, entre musgo, areia, pedras e cursos de água retratam o nascimento do Menino Jesus, num cenário com caraterísticas da época e efeitos decorativos realistas.

Segundo conta a história os primeiros presépios surgiram, no século XVI, em Itália. Data de 1567 o primeiro presépio feito numa casa particular, a da Duquesa de Amalfi, que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e muitas outras cenas. Até ao século XVIII eram, sobretudo, as cortes que tinham presépios, feitos por artistas famosos.

Todavia, a celebração do nascimento de Cristo remonta ao século III, quando os peregrinos visitaram a gruta em que nasceu (Belém). Pinturas, relevos e frescos ilustram, desde o século XIV, o nascimento do Senhor.

Em 1223, São Francisco de Assis em vez de festejar a véspera de Natal na Igreja, como era hábito, fê-lo na floresta de Greccio. Assim, mandou transportar para o local uma manjedoura, um boi e um burro para melhor explicar a cerimónia às pessoas. É por esse motivo, muitas vezes, apelidado o autor do presépio.

Fonte: Mun de TaviraPresepioBombeirosTavira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.