A 10 de janeiro, pelas 17:30, é inaugurada a primeira exposição de Fernando Lobo no Algarve, desde que regressou à sua terra natal há 6 meses. Será possível apreciar as suas aguarelas, na República, em Olhão, até 11 de Fevereiro.
Artista gráfico algarvio, nascido em Faro, Fernando Lobo tem vindo a acumular experiência no campo das artes gráficas ao longo de mais de 40 anos, dos quais 33 passados na Holanda onde morou e trabalhou como Diretor Artístico no departamento de publicidade do maior jornal local: De Telegraaf, além de ter trabalhado em outras agências de publicidade.
Nos anos mais recentes, tem procurado uma maior exposição do seu trabalho criativo de livre expressão, principalmente aguarelas e desenhos, com exposições realizadas na Holanda, nomeadamente em Amsterdam, Almere e Den Bosch.
É um dos sócios fundadores da editora algarvia Arandis, juntamente com Nuno Campos Inácio e Sérgio Brito. Desde 2012 que trabalha como editor e designer tendo paginado e publicado mais de duas centenas de livros de autores algarvios através da Arandis.
Trabalhou com o investigador, escritor, escultor, arquiteto, seu grande amigo Victor Borges (falecido em 2012) no livro Cursum Perficio (Orfeu Editora, Bruxelas, 2011.) paginando o livro e contribuindo com várias ilustrações. Publicou em 2013, com o poeta algarvio e amigo de infância Joaquim Morgado o livro Caos & Polaroid (Arandis 2013).
Colaborou com o poeta algarvio Manuel Neto dos Santos ao ilustrar o seu livro Círculo de Fogo (Arandis 2016).
Em 2020 vai trazer à luz um trabalho de compilação de centenas de aguarelas suas com o nome evocativo de Sonhando sob as Estrelas, livro em parceria com o estudioso e reconhecido arabista Adalberto Alves.
F.L.