Reportagem Vídeo: Concerto Reis´20 | “Segundo Capítulo”

0
240

O Município de Faro celebrou no domingo, dia 05 de Janeiro de 2020, a chegada do Dia de Reis, com um concerto protagonizado pelo Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro e pelo Grupo Coral Segundo Capítulo. Depois de termos visto o Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro, recordamos agora a atuação do Grupo Coral Segundo Capítulo, que tem a sua origem num grupo de antigos elementos do primeiro Coro do Conservatório Regional do Algarve, na altura dirigido pelo Padre José Pedro Martins.

A consagrada pianista algarvia Maria Campina e o seu marido Pedro Ruivo, também eles coralistas, apadrinhavam este coro que desenvolveu um trabalho pioneiro de divulgação da música coral no Algarve entre 1973 e 1980, participando em intercâmbios e encontros corais, em gravações e apresentações diversas em Portugal e Espanha.

30 anos depois, muitos dos antigos coralistas, desde sempre dedicados à música no panorama nacional e internacional, reativaram o antigo coro em que o Segundo Capítulo reiniciou os ensaios regulares, em Faro, em 2011 e realizando em agosto desse ano, um primeiro concerto nos claustros da Sé Catedral de Faro. Tem estado desde então, em diversos palcos a sul do país, por vezes em conjunto com outros grupos corais. O seu repertório abrange peças da música sacra à música tradicional de várias latitudes, passando pela ópera, opereta, música de filmes e música ligeira. Sob direção artística do maestro João de Almeida, conta atualmente com 38 coralistas de várias faixas etárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui