Loulé | Cineteatro Louletano – 90 anos com Programação Artística Diferenciadora

0
338
VariacoesTeatroLoule

No próximo dia 14 de janeiro, pelas 18h00, o Cineteatro Louletano apresenta publicamente, na Aderita Artistic Space Gallery, em Vale do Lobo (Almancil), a programação artística da sua próxima temporada (meses de janeiro a julho), bem como a sua renovada identidade visual e o livro com programa, também este num formato novo.

Ao desenho da programação artística não foi indiferente o facto de esta estrutura cultural da Autarquia louletana comemorar este ano os seus 90 anos de existência (1930-2020).

O evento, que contará com a presença de Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, reserva muitas novidades no que à Música, Dança, Teatro, Cinema, Pensamento e formatos multidisciplinares diz respeito.

O Cineteatro Louletano permanece atento aos grandes temas da atualidade e a programação continua implicada com as diversas inquietações que atravessam o quotidiano contemporâneo. Assim, nesse sentido, em 2020 é apresentado um ciclo – que perpassa todo o ano e se prolongará por 2021 – que integra várias peças questionadoras (das quais o Cineteatro é coprodutor, todas em estreia no Sul), pela mão de reconhecidos criadores nacionais. Por outro lado, continua a privilegiar-se o estímulo e envolvimento dos e entre os artistas, apostando nos talentos do Algarve que, com qualidade e consistência, têm vindo a afirmar-se dentro e fora da região.

A nova temporada do Cineteatro traz consigo também a introdução de um novo vetor estratégico na programação: a Dança Inclusiva. Trata-se de uma prioridade temática que vem juntar-se assim aos três eixos programáticos que têm vindo a ser consolidados nos últimos anos na agenda daquele equipamento: as encomendas musicais juntando artistas do Algarve com reconhecidas figuras nacionais; a Arte para a Infância, nomeadamente a sua vertente formativa; e os diálogos experimentais entre música instrumental e imagem, a par das novas abordagens exploratórias à arte sonora, de que o festival Som Riscado – único no seu conceito artístico no sul do país – é o exemplo maior.

Depois de um ano em que o Cineteatro registou um novo e expressivo incremento de público, com um novo recorde que atinge os quase 37 mil espectadores, é um desafio enorme programar para 2020, mantendo sempre em vista critérios de qualidade, diversidade e originalidade que têm posicionado este equipamento como uma referência cultural a sul do país, e que o público de vários quadrantes, perfis e proveniências tem seguido com inquietação e entusiasmo.

Sociedade civil, entidades públicas e privadas, diferentes agentes do setor, jornalistas, estão todos convidados para assistir a este evento que contará com apontamentos musicais do Quarteto da Orquestra de Jazz do Algarve e, ainda, um beberete.

Para mais informações e reservas os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email [email protected].

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.

GAP da CM LouléVariacoesTeatroLoule

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.