Fevereiro em Grande

0
318
TempoCronicas

29 dias tem este mês de Fevereiro, assim calha de quatro em quatro anos. E tenha mais ou menos um dia é sempre considerado o mês do Amor.

Em termos de meteorologia em Fevereiro é de saber que temperaturas baixissimas são correntes por cá e porque é inverno, e como em qualquer época do ano por vezes há fortes ventanias. Foi o que aconteceu por aqui na passada sexta-feira, dia 7. Parecia querer levar tudo no ar, cabeleiras esvoaçavam e quem andava com boné ou qualquer coisa a cobrir-lhe o topo do corpo tinha de segurar para não ir embora, derivado à fúria do vendaval ”Polar” que causou desarranjos e cortes de energia elétrica.

Um pouco melhor de Fevereiro em Grande é já no próximo dia 14, dia de São Valentim. O Santo das amizades, dos afetos e porque somos prismados de sensibilidade e sentimento. Muitas são as interpretações à volta dele que viveu no séulo III. Dizem que foi proibido de casar porque a Roma desse tempo queria que os homens dessa altura de guerras estivessem disponiveis a valer para combater, não deixassem mulher atrás, mas o Padre não quis saber dessas ordens ditaturiais e lá foi fazendo casamentos. Valeu-lhe condenação capital.

Das narrativas à volta deste Santo do mês de Fevereiro, a sua identidade continua envolta em mistério. Reconhecido nos seus atributos goza de enorme reputação para muita gente, e dá para movimentar muito negócio em que nos campos da floricultura, chocolates, jóias, no meu ver é o mais notável para oferecer na América e não só.

Enquanto isso pelo nosso Algarve e Portugal, vão-nos dando conta de eventos relacionados com Fevereiro do Amar digamos com fruta e tudo e na verdade aproxima-se a hora e porque desempenha grande papel na animação por terras lusas, a despertar muita atenção as festas de Carnaval que aí veem. Servirão para arregalar olhares, com foliões a darem que ver nas suas avultadas amplitudes carnavalescas deste segundo mês do ano.

Ireneu Vidal da Fonseca, Massachusetts, EUATempoCronicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui