O Dia da Proteção Civil, que se celebra anualmente a 1 de março, foi assinalado em Faro no dia 2 de março, segunda-feira, com uma exposição estática de meios e recursos dos vários agentes de Proteção Civil. Nesta mostra, que decorreu no Jardim Manuel Bivar e Praça D. Francisco Gomes, ao longo do dia, sendo que os visitantes tiveram assim oportunidade de conhecer os equipamentos, meios e recursos que estão à disponibilidade da população, no que diz respeito à proteção e socorro.
Esta ação da autarquia visou sensibilizar residentes e visitantes, incluindo a comunidade escolar, para as questões da proteção civil, em especial para a prevenção, autoproteção e para a importância da alteração de comportamentos por forma a evitar situações de perigo e de dificuldades de socorro. Contou, para tal, com apoio e presenças da Autoridade Marítima, Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro, Corpo de Bombeiros Voluntários Cruz Lusa – Faro, Cruz Vermelha Portuguesa, Exército Português, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, Guias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Escoteiros de Portugal e Curso de Técnico de Proteção Civil da Escola Secundária Pinheiro e Rosa.
O programa de comemorações contou também com uma demonstração dos binómios Cino técnicos (cães polícia) da PSP, no período da manhã e da GNR no período da tarde, bem como demonstrações de operações de desencarceramento pelos bombeiros, durante as quais os alunos das escolas do concelho tiveram a possibilidade de manusear ferramentas utilizadas nestas situações. Para além de terem oportunidade de visitar alguns dos veículos das forças de Safety e Security que diariamente asseguram um papel importante na prevenção de riscos e no socorro em casos de emergência, os visitantes puderam ainda efetuar rastreios de colesterol, glicémia e tensão arterial. A Câmara Municipal pretende assim continuar a desenvolver ações de prevenção no domínio da proteção civil e a atuar em parceria com os agentes do concelho, de forma a melhorar as condições de socorro em caso de acidentes ou catástrofes.