Lagos e o seu Estaleiro Naval

0
400
EstaleiroNavalLagos3

A maior loja náutica da Europa fica na cidade de Lagos. Prosseguindo o ciclo “Lagos e o Mar”, o passado Encontro de 5ª Feira teve como convidado Hugo Henriques, administrador da Sopromar – Centro Náutico de Lagos, que falou da oferta que a cidade proporciona com o seu estaleiro naval, um projecto familiar que arrancou em 1975 e ocupa hoje uma área de 3,5 hectares, é detentor de equipamentos únicos no país e presta um serviço de referência a nível internacional.

A empresa atende uma média de 1500 barcos por ano, emprega 74 trabalhadores, dos quais 60 no estaleiro. Possui a maior loja náutica da Europa, onde também se abastece, tendo informatizado a gestão de produtos, espaços e embarcações. A Sopromar, que pretende ampliar-se até aos 50 mil m2, dispõe já de um amplo armazém multifuncional, com instalações para formação do pessoal, incluindo um mini-hotel, para alojar formadores e alguns clientes com barcos em reparação, e possui uma cabine para pintura de iates em qualquer época do ano, única em Portugal. A formação permanente ao seu pessoal e ao de empresas parceiras decorre nas próprias instalações ou noutros países. Como os barcos são hoje de maior dimensão ou de novas tipologias, a empresa está apetrechada com uma máquina que lhe permite subir catamarãs, havendo na Península somente uma outra, no norte de Espanha.

Da parte do público saíram elogios a este projeto empresarial, considerado estratégico, e questões sobre a gestão de resíduos poluentes produzidos no estaleiro e sobre a adequação da escolaridade secundária profissional oferecida pelo sistema educativo aos empregos criados.

Estes encontros, promovidos pelo Grupo dos Amigos de Lagos com o apoio da autarquia, prosseguirão com uma reflexão sobre a história e actividade do Clube de Vela de Lagos, em data a depender da reabertura da Biblioteca Dr. Júlio Dantas, onde decorrem.

Grupo de Amigos de LagosEstaleiroNavalLagos3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.