Até agora, adesão ao serviço de homebanking da Caixa, Caixadirecta, só podia ser feita presencialmente numa agência. Agora, os clientes que queiram pedir a adesão necessitam apenas de um smartphone para um acesso 100% digital aos serviços bancários relevantes e até pedir um cartão bancário, eliminando mais uma necessidade de sair de casa.
Passou a ser possível, através da app Caixadirecta, aderir ao serviço de homebanking da Caixa, sem assinatura ou entrega de documentos em papel. O Cliente passa a ter acesso imediato ao serviço em total segurança, e pode movimentar a sua conta logo após terminar o processo de adesão, que durará poucos minutos. Pode, igualmente, efetuar transferências, pagamentos e solicitar um cartão de débito, que será recebido em casa por correspondência. Tudo isto na segurança do lar, sem deslocações desnecessárias.
Esta solução enquadra-se no programa de transformação digital da Caixa e visa responder às necessidade do atual contexto – Covid 19, criando condições para que os clientes possam, a partir de casa e sem necessidade de deslocação, aceder aos produtos/serviços do banco, com toda a comodidade, rapidez e segurança.
Utiliza tecnologia de identificação e validação biométrica de alta segurança, através da captura da imagem do documento de identificação seguido da recolha da prova de vida através de um processo semelhante a um “vídeo-selfie” com menos de 3 segundos. O sistema biométrico permite validar que se trata da pessoa em causa a realizar a adesão e o sistema de prova de vida comprova que se trata de uma pessoa viva, em tempo real, a realizar essa mesma operação. Este último possui a mais elevada certificação de segurança atribuída pela iBeta a “ISO/IEC 30107-3 nível 1 e 2.
É uma solução única e inovadora no universo bancário português, desenvolvida em parceria com a Polygon, uma tecnológica portuguesa da área de identificação e autenticação digital remota, com diferentes soluções implementadas em Portugal e internacionalmente.
Esta movimentação é condicionada a um limite máximo acumulado de 500 euros, para fora das contas do cliente, até ativação do cartão Matriz, que terá de ser solicitada na app. As transações entre as contas do Cliente na CGD não estão limitadas. Para já, esta facilidade está disponível para o sistema Android, e em breve no IOS.
A Caixa relembra as recomendações de segurança para clientes:
1) Para gestão financeira do dia-a-dia (Consulta de movimentos; Pagamentos e transferências; Consulta de operações; Subscrição e mobilização de contas a prazo, entre outras):
- Utilizar as apps da Caixa (Caixadirecta, Caixa Easy, Caderneta, DABOX e Caixa Empresas)
- O Caixadirecta online em www.cgd.pt
- Ou ligar o 21 790 07 90 para realizar operações de forma automática ou falar com um assistente através da Caixadirecta.
2) Optar por comprar online, em segurança, aderindo ao 3D secure através da Caixadirecta.
3) Em pagamentos presenciais:
- Evitar manusear dinheiro. Pagar com o cartão de débito ou crédito, se possível com recurso ao contactless.
- Ou utilizar a opção “pagar na loja” disponível nas apps Caixadirecta e Caixa Easy.
A Caixa tem, atualmente, mais de 500 agências abertas em Portugal e nas Regiões Autónomas, mas tem como objetivo dotar os seus clientes de todos recursos digitais, de forma a não terem de se deslocar às agências presencialmente nesta de Emergência Nacional pandémica.
LG CGD