Campanha Sensibiliza para a Importância de Controlar a Asma durante a pandemia

0
258
StopASMA2

“Somos ImpARáveis” é o mote da campanha “Que a Asma não te Pare”, lançada a propósito do Dia Mundial da Asma, que se assinala amanhã, 5 de maio. Promovida pela Mundipharma, com a chancela da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Associação Portuguesa de Asmáticos, Respira e Dignitude, a campanha desafia os portugueses a provar que são imparáveis, convidando-os a participar numa corrida digital solidária para demonstrar que a asma não deve representar uma limitação às tarefas diárias, mesmo durante a pandemia Covid-19.

A corrida digital solidária “Somos ImpARáveis” consiste num desafio de sopro com o objetivo de pôr à prova as famílias portuguesas e ver qual o elemento que consegue soprar com mais força e chegar primeiro à meta. Para isso basta construir uma pista simples e cada pessoa terá de soprar uma bola de ping-pong ou de papel através de uma palhinha (ou de um tubo de caneta) até à meta. Por cada vídeo do desafio publicado nas redes sociais com a hashtag #queaasmanaotepare será doado pela Mundipharma 1€ ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento. O abem: (iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia) permitindo o acesso sem barreiras ao medicamento àqueles que mais precisam, tem conduzido a mudanças positivas a longo prazo nos seus beneficiários, incluindo o aumento da estabilidade emocional e reforço da coesão familiar, no caso das crianças e adolescentes e, no caso dos adultos, a redução do absentismo e o aumento da qualidade de vida e da estabilidade financeira. 

Mais informações em https://www.facebook.com/queaasmanaotepare/

Em Portugal, a asma afeta cerca de 700 mil portugueses (6,8% da população) e cerca de 175 mil crianças e adolescentes (8,4% das crianças).  Metade dos asmáticos portugueses não tem a doença controlada, representando 43% da população geral e 51% da população pediátrica*. No caso das crianças e adolescentes, o não controlo da doença conduz ao absentismo escolar e laboral por parte dos pais que têm de dar assistência aos filhos durante os episódios de agudização da asma, para além de afetar negativamente a qualidade de vida e autoestima dos mais novos.

Estudos recentes revelam ainda que nove em cada dez doentes com asma não controlada tem uma perceção errada do controlo da sua doença, o que pode impedir a procura de um tratamento adequado para estabilizar os sintomas. Durante um surto pandémico, a importância de controlar a asma são ainda maiores porque uma das consequências do subtratamento são as agudizações graves da patologia, com necessidade de internamento. Esta campanha permite-nos sensibilizar os portugueses para essa realidade, ajudando-nos a prevenir a exacerbação da asma e as consequências que daí advêm.

“Sabemos que atualmente, as principais dificuldades no controlo da asma são a inadequada adesão ao tratamento regular e contínuo e a utilização incorreta dos dispositivos inalatórios. Por isso, é fundamental apostar numa adequada gestão da doença para obter os melhores resultados de saúde” esclarece Sofia Ferreira, Country Manager da Mundipharma. “Em 2020, queremos continuar a transmitir a mensagem de que a asma não constitui uma limitação à vida diária, quando é devidamente controlada. Apesar do confinamento em casa e do cumprimento de algumas restrições, a população deve continuar a cumprir o tratamento regular, aliado a um estilo de vida saudável” remata.

Referência:

* https://www.spaic.pt/noticias/videodmasma19

RN BEE

StopASMA2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.