Tavira | Autarquia reforça Apoio Social em Período de Pandemia

0
194
Tavira

Perante o atual estado de pandemia, o Município de Tavira adotou um conjunto de medidas urgentes e excecionais centradas na promoção da saúde e inclusão social da população mais vulnerável.

Com vista a aumentar a proteção dos grupos mais frágeis e atenuar o impacto socioeconómico na população, a autarquia com base em critérios de equidade e transparência implementou um conjunto de apoios, nomeadamente a nível alimentar:

– Serviço de refeições gratuitas, em regime de takeaway, em todas as freguesias. Este auxílio é realizado com a colaboração do Centro Social de Nossa Senhora das Dores (Santa Catarina da Fonte do Bispo), Centro Paroquial de Cachopo, Centro Social de Santo Estêvão, Casa do Povo da Luz e Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa e resulta na distribuição de mais de 80 refeições diárias.

– Serviço de refeições gratuitas, em regime de takeaway, na cidade. Com a cooperação do Centro Humanitário da Cruz Vermelha de Tavira são fornecidas, diariamente, 113 refeições.

– Voucher de Suplemento Essencial (VSE). 240 famílias beneficiam da entrega de um conjunto de senhas que garante a possibilidade de aquisição de bens alimentares essenciais.

– Apoio à Fundação Irene Rolo. A autarquia atribuiu um apoio financeiro de €5.720 a esta instituição com o objetivo de manter o fornecimento das refeições diárias, no âmbito do projeto Chefe à Porta.

Para além destes apoios já em vigor, a Câmara Municipal de Tavira prevê, caso a situação de carência alimentar persista ou evolua para uma maior necessidade de resposta, avançar com a disponibilização diária de mais 500 refeições a quente em regime de takeaway, sendo que para o efeito terá de contar com a ajuda da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, do Centro Humanitário de Tavira e da cantina da Escola EB1 da Horta do Carmo.

Quanto às pessoas em situação de sem-abrigo, a edilidade implementou um sistema de alojamento provisório de 20 camas todas elas ocupadas neste momento, em quartos modulares/contentor e fornece alimentação diária e kits de higiene. Durante este período, realojou mais 6 pessoas sem-abrigo em residências partilhadas.

Em termos de educação, a autarquia promoveu a abertura de duas cantinas escolares, também em regime de takeaway, para que os alunos possam usufruir de refeições diárias. 60 alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho procuraram este apoio.

A par desta medida, a Câmara Municipal assegura a abertura das escolas, uma vez por semana, para que as crianças tenham acesso ao serviço de fotocópias e impressões.

Ainda com o intuito de facilitar o estudo em casa, encontra-se em fase de procedimento a aquisição de 239 tablets, 68 computadores e 43 routers GSM, os quais serão distribuídos pelos alunos sinalizados sem acesso às novas tecnologias de comunicação.

Mun de Tavira

Tavira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.