A Eurocidade do Guadiana celebrou um seminário on-line na manhã desta sexta-feira, 8 de Maio, com representantes dos principais projetos europeus desenvolvidos no território da Eurocidade. Durante todo o mês de maio, haverá, também, encontros digitais com stakeholders do setor de turismo. Os eventos poderão ser acompanhados através das redes sociais da Eurocidade.
Como todos os anos desde a sua criação, a Eurocidade do Guadiana celebra com entusiasmo o Dia da Europa, a grande união geográfica e política que promove a junção dos três municípios que a compõem: Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Tradicionalmente no Dia da Europa as instituições costumam organizar visitas a prédios públicos e atividades de massa; no entanto, em 2020, devido à situação causada pelo COVID-19, essas celebrações serão realizadas digitalmente. No caso da Eurocidade do Guadiana, as celebrações continuarão durante todo o mês de maio começando nesta sexta-feira, quando terá lugar um seminário focado em experiências e projetos de cooperação transfronteiriça que estão a ser desenvolvidos, ou foram desenvolvidos recentemente, no território da Eurocidade.
Participaram no evento representantes de instituições como a Secretaria Geral de Ação Externa do Governo da Andaluzia, o Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, o Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional, federações de empresários, tecido associativo, representantes das Universidades do Algarve de Huelva, bem como da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), para que o conjunto da fronteira hispano-lusa estivesse representado na reunião.
“A Eurocidade do Guadiana não deixou de funcionar nem um único minuto, apesar das dificuldades causadas pelo COVID-19. Acreditamos na Eurocidade e estamos convencidos de que é uma ferramenta perfeita para potenciar o nosso território”, disse a Presidente da Eurocidade e Presidente do Município de Ayamonte, Natalia Santos.
Da sua parte, a vice-presidente da Eurocidade Conceição Cabrita e presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António disse: “Em tempos de dificuldades, as uniões fazem mais sentido, todos os participantes do projeto Eurocidade devem estar envolvidos no seu desenvolvimento e aproveitar todo o seu potencial. Pessoalmente, acredito em uma Europa unida e coesa, na qual as diferenças, sobretudo económicas e financeiras, devem ser cada vez mais esbatidas ”.
“Este ano, não podemos estar todos juntos fisicamente, mas estamos juntos como cidadãos europeus no impulso desse espírito comum. As empresas e pessoas que vivem na Eurocidade estão a sofrer muito com o encerramento das fronteiras justamente porque essas relações intensificaram-se nos últimos anos. ” Filomena Sintra, vereadora da Câmara Municipal de Castro Marim.
Os projetos europeus juntaram a espanhóis e portugueses e, por vezes a outros parceiros europeus, a trabalharem juntos em diferentes áreas como juventude, meio ambiente, desporto, turismo ou governança. Os projetos europeus estão a contribuir significativamente para melhorar a qualidade de vida dos habitantes da eurocidade, mas especialmente esses projetos promovem a criação de relações sólidas e metodologias de trabalho entre instituições, empresas e cidadãos, de ambos os lados da fronteira, que continuam a dar frutos após a conclusão dos projetos.
Entre os projetos que serão apresentados no ato desta sexta-feira, estará o EuroGuadiana 2020, o principal projeto do Eurocidade atualmente e que representa o primeiro laboratório de governança transfronteiriça da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia.
As apresentações estarão disponíveis nas redes sociais do Eurocidade do Guadiana e do projeto EuroGuadiana 2020.
INFO ADICIONAL DIA DA EUROPA
Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.
As instituições da UE comemoram o Dia da Europa
Para comemorar o Dia da Europa, as instituições europeias abrem as portas ao público em maio, em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo. As representações da UE na Europa e as delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.
Todos os anos, milhares de pessoas participam em visitas, debates, concertos e outros eventos que assinalam o Dia da Europa e dão a conhecer melhor a UE.
Este ano, no Dia da Europa, as instituições europeias desejam prestar uma homenagem especial, através de uma série de atividades em linha, aos numerosos europeus que, num espírito de solidariedade, ajudam a União Europeia a superar a crise do coronavírus.