Lagoa | Município lança a 7ª edição do Orçamento Participativo

0
344
OrcamentoPartLagoa

Decorre de 13 a 31 de maio o período de submissão de propostas ao Orçamento Participativo Lagoa 2020. Este ano as propostas devem ser apresentadas numa plataforma digital.

Dinamizado sem interrupções desde 2014, o Orçamento Participativo incorpora a estratégia do Município de Lagoa para potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos para o concelho, sustentados em princípios de abertura democrática, de proximidade e de transparência.

A edição de 2020, a realizar em contexto de pandemia, levou o Município a alterar a habitual metodologia de recolha e discussão de propostas, de modo a minimizar os riscos de saúde pública associados a eventos que promovem maior proximidade entre as pessoas.

Assim, a metodologia de apresentação e votação de propostas na edição deste ano do Orçamento Participativo de Lagoa prevê que todos os interessados acedam à plataforma on line Lagoa Participa.  Substituem-se os habituais encontros em cada uma das freguesias por esta forma de participação através dos canais de comunicação à distância.

Em 2020, tal como nos anos anteriores, o investimento de referência é de 300 mil euros, até um máximo de 100 mil euros por projeto. É também renovado o convite aos munícipes para que apresentem as suas propostas de investimento no concelho.

Os serviços da autarquia, através do Gabinete de Igualdade e Cidadania, e as diversas Juntas de Freguesia estarão disponíveis para ajudar todas as pessoas que pretendam inscrever-se na plataforma digital do Orçamento Participativo de Lagoa em https://op.cm-lagoa.pt/   e apresentar a sua proposta entre os dias 13 a 31 de maio.

Para apoiar os munícipes nesta nova forma de participação foi também criado um vídeo informativo, onde são explicadas as várias fases do Orçamento Participativo de Lagoa e os passos a percorrer no momento de submissão das propostas.

“Motivar a participação do maior número de pessoas na gestão pública do concelho e construir consensos em torno das decisões que dizem respeito a todos e a todas, continua a ser o objetivo deste OP”, adiantou Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.

GC do Mun Lagoa(Algarve)

OrcamentoPartLagoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.