SBA | Município criou Fundo Municipal de Emergência – Covid 19

0
367
FundoMunicipalSBA

O Município de São Brás de Alportel criou o Fundo Municipal de Emergência COVID 19, que vai ajudar a combater a crise sanitária, económica e social causada pela pandemia COVID 19. Para o efeito, o executivo municipal entendeu prescindir de vários investimentos previstos no orçamento deste ano, e que no contexto atual não foram considerados prioritários, para munir o Fundo Municipal de Emergência com meio milhão de euros.

O Fundo Municipal de Emergência- COVID19 tem 3 eixos prioritários de ação, onde se enquadram 40 medidas, e poderá ser reforçado caso seja necessário, mediante um exercício de constante reavaliação.

O eixo da prevenção foi o primeiro a avançar com verbas para assegurar um reforço dos meios de combate à propagação e cuidados de saúde, todo o apoio à aquisição de Equipamentos de saúde, tais como ventiladores; a compra de equipamentos de proteção individual para Município e Instituições do concelho; a desinfeção de Vias e Espaços Públicos e o desenvolvimento dos projetos de criação de Viseiras de Proteção e de Máscaras Sociais, algumas das medidas prioritárias que avançaram de imediato.

No eixo da solidariedade e apoio à família constam várias medidas sociais que estão a permitir o reforço das respostas já existentes no concelho e a criação de novas respostas. O Reforço da Plataforma Local de Ajuda Alimentar – com distribuição de Cabazes e novo serviço de entrega de refeições; e das diversas respostas sociais, tais como o Banco Municipal de Medicamentos e o Fundo Social para apoio na aquisição de bens e serviços de 1.ª necessidade; a criação do novo serviço “Vamos às Compras e o lançamento do novo Programa de Apoio ao Arrendamento são exemplos das medidas em curso.

O apoio à economia local é o terceiro eixo de ação do Fundo Municipal de Emergência – COVID 19, transversal a toda a comunidade, que integra medidas de apoio às empresas, entidades, associações, instituições e todos os agentes da economia local. A isenção de faturas de Água, Saneamento e Resíduos aos Estabelecimentos de comércio e serviços; bem como de Taxas de Ocupação de Espaço Público, a criação de Novo Serviço de Apoio ao empresário especializado neste contexto; a aposta na produção local e na ampliação das Hortas Comunitárias, a criação de Incentivos ao Empreendedorismo e o lançamento de campanhas de promoção do comércio local, de dinamização das Zonas de Acolhimento Empresarial e de Promoção turística “Vá para Fora cá Dentro, Mesmo!” são algumas das medidas nesta área, em constante reavaliação.

A gestão do Fundo Municipal de Emergência é um processo contínuo e que carece de constante reavaliação e adequação à realidade e às necessidades verificadas junto da população, deixando o executivo municipal em aberto a hipótese de reforço do fundo se se constatar essa necessidade.

GC da CM SBA

FundoMunicipalSBA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.