A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa reabre as suas portas ao público a partir da próxima segunda-feira, dia 01 de junho, num horário reduzido, das 10h00 às 17h30, de 2ª a 6ª feira, com acesso seguro a todos os utilizadores e com regras comuns a todos os espaços, tais como utilização obrigatória de máscara e higienização das mãos.
Nesta fase de adaptação ao desconfinamento progressivo, os serviços estarão condicionados de forma a assegurar o mínimo de risco de contágio e propagação do vírus e serão seguidas todas as orientações da Direção-Geral de Saúde e partilhadas pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas em termos de segurança sanitária, higienização do espaço e do material documental, assim como será garantido o distanciamento social entre os utentes.
Como medida de segurança o acesso aos setores, serviços e estantes será sempre orientado pelos técnicos da biblioteca e a permanência na biblioteca terá um limite máximo de 60 min, assim como a utilização dos computadores. Só serão permitidas 28 pessoas em simultâneo, distribuídas pelos diferentes espaços. Não será disponibilizada a leitura de periódicos (jornais e revistas) e após a consulta, os livros deverão ser depositados nos locais apropriados. Todos os documentos devolvidos e consultados serão sujeitos a um período de quarentena de 9 dias. Não se aceitam doações de documentos nem se realizam empréstimos interbibliotecas.
Será privilegiado o serviço de empréstimo domiciliário em regime de take away, já iniciado no dia 11 de maio, e que mantém as condições especiais de 5 livros pelo prazo de 30 dias não renováveis.
Para proceder ao empréstimo o leitor pode aceder ao catálogo no endereço biblioteca.cm-faro.pt e escolher as suas preferências literárias, contactar-nos pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 289 870 000 e indicar o título e autor dos livros que pretende requisitar, identificando-se com o seu nome completo e n.º de leitor da Biblioteca. Os livros poderão ser levantados em data e hora agendada. As devoluções dos documentos em atraso não terão penalizações, desde que entregues até dia 5 de junho.
Como forma de diminuir a possibilidade de propagação do vírus covid-19, todos os postos de atendimento encontram-se apetrechados com uma barreira de proteção acrílica e foram reforçadas as medidas de higienização das áreas frequentadas pelo público, nomeadamente das mesas, cadeiras, teclados e monitores dos computadores de acesso à Internet, maçanetas de portas, casas de banho e zonas de passagem.
A Biblioteca Municipal de Faro encerrou as suas instalações no dia 17 de março, em virtude da pandemia da Covid-19, de acordo com as regras impostas pelo Estado de Emergência, de distanciamento social e confinamento. Durante este período os funcionários da BMF têm estado em teletrabalho a desenvolver iniciativas para a comunidade recorrendo à sua página de facebook, visando a promoção da leitura e acesso à informação e cultura. Destaca-se a Hora do Conto, de 2ª a 6ª feira às 18h00 e ao sábado às 16h00, atividades que irão manter-se até retomarmos as ações presenciais.
Toda a informação emhttps://www.facebook.com/bibliotecamunicipaldefaro
A pensar em si e nos outros!
Mun de Faro