O momento extraordinário que atravessamos assolou a nossa sociedade, com impactos brutais na vida das Instituições de Ensino Superior e nos estudantes, obrigando a um esforço colossal de adaptabilidade e de resposta aos novos desafios que a Pandemia levantou.
Durante os últimos três meses as Associações Académicas reafirmaram a sua tradicional postura responsável, disponível e cooperante, apesar da desconsideração a que foram remetidas, nunca tendo sido consultadas pela tutela sobre a realidade vivida no quotidiano das academias, as dificuldades sentidas pela comunidade estudantil ou sobre as soluções até agora encontradas. Neste período especialmente conturbado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior demonstrou como encara as estruturas representativas dos estudantes e o seu interesse em escutar as preocupações legítimas das Associações Académicas de todo o país.
As Associações Académicas das Universidades de Aveiro, Algarve, Beira Interior, Coimbra, Évora, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo em consideração o contexto que atravessam, entendem ser necessária uma reflexão profunda e urgente sobre o futuro do Ensino Superior em Portugal, com balanço nas respostas de emergência que as suas Instituições de Ensino Superior propuseram mas, a cima de tudo, promover a discussão numa ótica de oportunidade de mudança e evolução para o futuro. Nesse sentido, fundaram um novo movimento associativo nacional designado “Académicas”.
O movimento “Académicas” fundou-se para reiterar, uma vez mais, que as Associações Académicas serão sempre a solução e nunca parte do problema. Acreditamos que a História e a postura de seriedade e responsabilidade que sempre pautou o trabalho realizado pelas estruturas representativas das academias portuguesas é mais do que suficiente para ser escutado pela tutela e empreender novas respostas aos desafios que surjam.
O movimento “Académicas” irá promover a discussão sobre o futuro do Ensino Superior português e as suas necessárias reformas com a criação um ciclo de conferências, intitulado “Universidade depois da Pandemia?”, que procurará ao longo de 3 semanas promover momentos de reflexão sobre o ensino, a aprendizagem e avaliação, a participação estudantil, a ação social e financiamento e a vida nas Universidades, terminando com um momento de reflexão global.
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