Vídeo: “Nancy Vieira” ao vivo

0
255
Nancy Vieira está de regresso aos palcos. No dia 10 de julho, sexta-feira, apresenta-se no São Luiz Teatro Municipal em “Baile Sentado”, um espetáculo apresentado pelo B’Leza no qual, para além de Nancy, atuarão também outros músicos de Cabo Verde. Na próxima semana a artista parte para França onde fará numa digressão de dez dias naquele país.
Nancy Vieira é uma das mais reputadas artistas a explorarem no presente o imenso património musical de Cabo Verde que, no caso específico da morna, mereceu até distinção recente da Unesco como Património Imaterial da Humanidade. E Nancy, profunda conhecedora do particular balanço da morna, foi convidada a eternizar o momento interpretando o tema “Sum Sabia” em Bogotá na Colombia.
A artista, que reside em Portugal, estreou-se em 1995, mas começou por dar nas vistas em 1999, quando surgiu numa compilação de título Música de Intervenção Cabo-Verdiana cantando ao lado do lendário Ildo Lobo. Lançou depois os trabalhos Segred (Praça Nova, 2004), Lus (Harmonia Mundi/World Village, 2007), Pássaro Cego (Arthouse, 2009), com Manuel Paulo, ou Nô Amá (Lusafrica, 2012). Já em 2018 apresentou o muito aplaudido Manhã Florida (uma vez mais com selo Lusafrica). Ao longo dos anos, a qualidade de Nancy manifestou-se também nos convites que foi recebendo, tendo cantado ao lado de Rui Veloso ou Júlio Pereira e tendo até juntado a sua voz a um dos tributos dedicados a José Afonso, provas de uma versatilidade ampla que sempre se manifestou na sua arte.
Nancy Vieira prepara agora novos trabalhos e desafios, sempre com a mesma vontade de elevar a tradição musical cabo-verdiana. A artista encontra-se igualmente com um espetáculo renovado, de elevada qualidade musical e com reportório cuidadosamente selecionado.

UGURU

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.