A zona ribeirinha de Faro tem um novo olhar sobre a Ria Formosa: um mural da autoria do artista farense Xavier Franck (João Bernardo) foi concebido em homenagem à Ria Formosa, às comunidades que dela dependem e visa acima de tudo chamar a atenção para a necessidade de preservação deste património natural.
O mural, intitulado “Olhar a Ria”, está localizado nas traseiras do Centro de Ciência Viva do Algarve, de frente para a Ria e para quem por ela passa. A conclusão deste mural estava planeada para o ano passado, mas devido a questões logísticas foi adiada. Contudo, a partir de hoje quem parte ou regressa através do cais de embarque de Faro, junto às muralhas, ou quem navega de barco pela Ria Formosa tem a oportunidade de contemplar esta obra, a mais recente adição à coleção de arte urbana de Faro.
Este mural foi promovido pela Sciaena, com o apoio do Município de Faro e em parceria com o Centro de Ciência Viva do Algarve e a equipa Faro 2027 (responsável pela Candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura). A Sciaena é uma Organização Não Governamental portuguesa dedicada à conservação do meio marinho e ao envolvimento da população na sua proteção. A Sciaena promove anualmente um festival de arte dedicada à preservação dos Oceanos – o Mar Motto – que conta com a participação de vários artistas nacionais.