Foram ontem conhecidos os vencedores dos prémios “Eu Participo”, da Rede de Autarquias Participativas. Estudantes de Medicina da Universidade do Algarve ganharam o primeiro e segundo prémios, com os projetos COVIDALGARVE e Qlinic, respetivamente, ambos apoiados pelo Algarve Biomedical Center.
COVIDALGARVE nasceu da vontade dos estudantes do 5º ano de Medicina da Universidade do Algarve de intervir na população, sobretudo a mais desfavorecida e isolada, através de formação e apoio relativamente à pandemia. O projeto chegou já a 900 famílias de seis concelhos algarvios, de diversas formas: entrega de bens alimentares e gel desinfetante; informação sobre medidas de proteção para COVID-19; ações de sensibilização.
Qlinic é uma plataforma online (www.qlinic.pt) criada por um grupo de estudantes do 5°ano de Medicina da Universidade do Algarve que responde gratuitamente a questões dos portugueses sobre saúde. O objetivo é combater a desinformação e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, em período de pandemia.
Os prémios “Eu Participo”, que se dirigem a jovens entre os 14 e os 30 anos, destinam-se a reconhecer e valorizar iniciativas de cidadania ativa que fomentem a solidariedade e a entreajuda, bem como aliviem a situação de isolamento social da população no contexto da atual crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.
WLP