BioSmart apresenta o EcoParque Algarve

0
480
BioSmartMessines

O EcoParque Algarve, a nova unidade de tratamento de orgânicos, situada em Messines, permite tratar 75 mil toneladas de lamas e servirá, a partir de agora, o mercado do Algarve.

Foi no passado dia 26 de agosto que a BioSmart, uma empresa do Grupo NOV Ambiente & Energia, apresentou publicamente a unidade de tratamento de orgânicos em São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves.

Num evento que juntou, com as devidas condições de segurança, várias dezenas de pessoas, destacam-se as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Silves, da Presidente da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e de diversos elementos da Assembleia Municipal de Silves e do Conselho de Administração da empresa Águas do Algarve, para além dos Conselhos de Administração do Grupo NOV e do Grupo NOV Ambiente & Energia.

Com uma tecnologia única em Portugal que permite manter as lamas em aerobiose (diminuindo o mau cheiro), a BioSmart investiu mais de 2 milhões de euros neste projeto sustentável também através da produção de energia fotovoltaica para autoconsumo, sendo um exemplo de economia circular. Tudo o que entra como resíduo sai como produto valorizado. A unidade de Messines tem capacidade para o tratamento de 25 mil toneladas/ano, à qual acresce a capacidade instalada de armazenamento de 50 mil toneladas/ano. Relembra-se também a importância social, económica e ambiental deste tipo de investimentos.

Esta unidade servirá o mercado do Algarve, que produz cerca de 50 mil toneladas de lamas por ano, mantendo as condições de cumprimento contratual que derivam de a BioSmart ter ganho o concurso público para o tratamento de lamas da Águas do Algarve em fevereiro deste ano. Até ao momento, as lamas eram encaminhadas e tratadas em outras unidades licenciadas da BioSmart. Atualmente a BioSmart e suas empresas participadas possuem mais três unidades de tratamento de lamas Figueira da Foz (Bioenergias), Beja e Ansião, num investimento total que já ultrapassa os 5 milhões de euros.

SOBRE O GRUPO NOV AMBIENTE E ENERGIA

O Grupo NOV Ambiente e Energia, com sede em Leiria, é um universo empresarial com atividade na área do Ambiente e da Energia, que integra diversas empresas entre as quais a BioSmart, a Bioenergias, a Treciver e a Eneólica. Energias renováveis, construção e manutenção de infraestruturas de gestão ambiental, gestão e exploração de aterros sanitários (RSU, RIB e inertes), compostagem, valorização de orgânicos, valorização de subprodutos, a gestão e exploração de sistemas de tratamento de águas residuais, de abastecimento de água potável e reciclagem, engenharia e serviços eletromecânicos, manutenção e equipamentos para os sectores ambiental e agroindustriais, consultoria e assessoria ambiental, estudos de eficiência energética, são as áreas onde o Grupo detém larga experiência, de Norte a Sul de Portugal.

lizonlineBioSmartMessines

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.