? O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma visita oficial a Faro na segunda-feira, dia 31 de agosto. Numa cerimónia que teve lugar da parta da tarde, o Chefe de Estado descerrou uma placa alusiva à atribuição da categoria de tesouro nacional ao mosaico romano do Deus Oceano no Museu Municipal de Faro, seguindo-se o momento em que a Câmara Municipal lhe outorgou a Chave de Honra da Cidade.
Atendendo ao simbolismo de uma celebração que pretende assinalar a relevância estratégica do património cultural do concelho e região e a oportunidade da visita oficial do Senhor Presidente da República, o Município entendeu que este era o momento ideal para distinguir o percurso de vida do atual Chefe de Estado Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa. Este momento assinalou assim o reconhecimento dos Farenses ao Presidente da República pela sua abertura, tolerância e o compromisso na construção de uma sociedade mais justa mas também a sua ligação ao Sul e acima de tudo a disponibilidade que tem demonstrado para o apoio a Faro, ao Algarve, colocando na agenda matérias cruciais para a melhoria da vida dos algarvios.
A cerimónia de descerramento da placa alusiva à atribuição de tesouro nacional ao mosaico romano do Deus Oceano à tarde, atendendo aos circunstancialismos atuais, foi de âmbito muito restrito. Esta peça emblemática do acervo arqueológico do Museu Municipal de Faro é um dos principais símbolos da cidade de Ossónoba, pela sua ligação ao comércio marítimo e à atividade piscatória que tanto dinamizava este centro urbano. Apesar de ser apontado como pavimento de uma sede de mercadores e obra de mosaístas norte africanos entre os finais do século II e início do século III, continua a ser uma das peças mais intrigantes e escrutinadas do período romano em Portugal. É visto como um dos seus testemunhos mais imponentes e requintados, tendo merecido em maio de 2018 o título de Tesouro Nacional, o primeiro no Algarve.