A Mákina de Cena é a mais recente estrutura profissional de criação artística de Loulé. Fundada em 2018 por Carolina Santos (actriz, encenadora, formadora e arquitecta) e Marco Martins (músico e formador de Jazz), o colectivo prepara-se para estrear a terceira produção teatral, no fim deste mês, no Cineteatro Louletano.
Com financiamento da Autarquia louletana, ao abrigo da Bolsa de Apoio ao Teatro, o espectáculo Dois perdidos no horror elíptico da sobremodernidade conta com interpretação de actores de Loulé e Faro, alinhando com um dos eixos da companhia, que assenta no trabalho com artistas locais, tendo em vista a contribuição para o desenvolvimento do tecido artístico regional. Dois perdidos… é um espectáculo tragicómico, entre a espera e a esperança, naquele não-lugar por onde passam todos os absurdos do mundo.
Com Setembro, chega uma nova temporada da Mákina de Cena, desta feita fora de casa.
… Regressa o Clube de Leitura Teatral, no dia 9 deste mês, com a presença de Tiago Correia e o texto do seu espectáculo Turismo, que será apresentado a 12 no Cineteatro Louletano. Este Clube realizar-se-á no 8100 Café, às 21h30. Inscreva-se já, que a lotação é gratuita, mas limitada!
… Está quase montada a exposição ISO[LADOS], composta por fotografias tiradas em tempos de confinamento, em resposta ao desafio lançado pela Mákina de Cena. A inauguração é já no dia 11, no CECAL: Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, pelas 18h.
E o grande destaque deste mês vai para…
… A estreia absoluta da nova produção teatral da Mákina, Dois perdidos no horror elíptico da sobremodernidade. Um espectáculo inspirado no universo godotiano de Samuel Beckett, com dramaturgia e encenação de Carolina Santos, que desafiou alguns actores locais (Loulé e Faro) a encetar uma gigantesca aventura pelos caminhos do absurdo, do não-lugar e, claro, da sobremodernidade! Não perca, a 26, no Cineteatro Louletano, pelas 21h30. Relembramos que a lotação é limitada e os bilhetes (que já estão à venda), esgotam rápido.
… E, como não podia deixar de ser, também se regressa à música, com a abertura das pré-inscrições para a Oficina de Jazz e Música Improvisada, orientada por Marco Martins. Inscreva-se entre 15 e 30 deste mês.
Mákinadecena