Lagoa | “7º Festival Internacional de Guitarra” dia 12 de setembro

0
333
GuitarraLagoa12Set

Os concertos de “Francisco Morais Franco” e de “Ensemblem Med” assinalam a abertura do “7º Festival Internacional” de Guitarra de Lagoa, no próximo dia 12 de setembro, pelas 17h30, na Igreja de Ferragudo.

A entrada é gratuita, no entanto, é necessário levantar bilhete antecipadamente no Centro Cultural Convento de S. José de segunda-feira a sexta-feira entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00 ou, no próprio dia no local do evento a partir das 17h.

Francisco Morais Franco natural da Covilhã, é um dos guitarristas portugueses mais relevantes da sua geração. Durante a sua formação estudou em Portugal com Pedro Rufino e Dejan Ivanovic. Mais tarde estuda na Áustria com Paolo Pegoraro, durante o mestrado, e por último em Espanha numa pós-graduação orientada por Pablo Márquez, Lorenzo Micheli e Judicael Perroy. Por todas as instituições onde passou, concluiu sempre os seus estudos com notas máximas e recebeu várias distinções de mérito por excelência. É um dos guitarristas portugueses mais premiados de sempre, contando com dezenas de prémios em concursos nacionais e internacionais. Atuou a solo em algumas das salas mais importantes em Portugal, assim como um pouco por toda a Europa e Japão. Paralelamente à sua atividade performativa, leciona na Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) e no Conservatório Regional de Música da Covilhã.

“DIÁLOGO INTERCULTURAS NO MEDITERRÂNEO MEDIEVAL”
O Ensemble Med, [med: mediterrâneo/medieval] nasceu em Abril de 2012 no seio do Departamento de Música Antiga da Hogeschool voor de Kunsten Utrecht. Participou em diversos festivais de música antiga neste país desde então. É de destacar também a participação pelo Eric Salhstrom Institute na Womex Fair em Santiago de Compostela [ES], e nas Comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa na Universidade Ivane Javakhishvili em Tbilisi (Geórgia). Ganha novo fôlego em 2018/2019, com o projeto “Diálogo Interculturas no Mediterrâneo Medieval”, cofinanciado pelo Programa de Apoio às Artes da Direção Geral das Artes, onde começa a trabalhar com a cantora Mariana Fabião. Sedimenta assim um percurso de 6 anos, com uma digressão nacional: Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira, Igreja Matriz de Monsanto, Idanha-a-Nova, Casa da Música, Porto e Festival Percursos da Música de Ponte de Lima. O Ensemble Med propõe um programa intimista que homenageia o património musical medieval de raiz Mediterrânica, procurando evidenciar a riqueza cultural desta região de uma forma historicamente informada, tanto na música escrita como na tradição oral.

Fazem parte do grupo Daniela Tomaz na direção artística, flautas e adufe), Mariana Fabião no canto, Sérgio Calisto na viola d’amore a chiavi e moraharpa e Laurent Sauron na percussão histórica.

Os espetáculos realizam-se cumprindo com todas as normas de segurança e higiene, em recintos ao ar livre, ainda que delimitados, de acordo com as normas da DGS e planos de contingência criados para o efeito.

De salientar ainda a obrigatoriedade do uso de máscara e seguir as regras de segurança definidas para os diversos espetáculos.

Duas propostas musicais, num só espetáculo, que não vai querer perder…

GC do Mun Lagoa(Algarve)GuitarraLagoa12Set

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui