Faro | Conversas e Demonstrações Artísticas Marcam “Estúdio Quintalão”

0
245
Quintalao

A Câmara Municipal de Faro promoveu, desde o dia 19 de julho até à passada terça-feira, 8 de setembro, um conjunto de oito emissões do “Estúdio Quintalão”.

O projeto, que consiste na montagem de um estúdio ao ar livre em que um moderador recebe convidados da autarquia, serviu para estimular conversas, partilhas e debates, dando simultaneamente palco a algumas das instituições que constituem o movimento associativo do concelho. Os programas foram transmitidos em direto – e mantêm-se disponíveis para ser vistos – nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Câmara Municipal de Faro.

A emissão inaugural foi dedicada à “Cultura Motociclista em Faro”, no dia 19 de julho, assinalando também o dia em que encerraria aquela que seria a 39ª edição da Concentração Internacional de Motos.

Seguiram-se emissões sobre “O Potencial da Ria Formosa” (26 de julho), “Artes e Novos Espaços Culturais” (2 de agosto), o “Mundo em Faro – À conversa para perceber o porquê de Faro como opção” (9 de agosto), “Tradições do concelho” (18 de agosto), “O Mundo da Dança” (25 de agosto), “Desporto – Atividades Desportivas e de formação no concelho” (1 de setembro) e ”Cultura como Oportunidade – O seu papel no desenvolvimento territorial” (9 de setembro).

Esta iniciativa decorreu no Quintalão, da Cidade Velha, por reunir as condições ideais para acolher este tipo de formato e por ser também um local icónico do Festival F: o palco Quintalão. Simultaneamente, este espaço permitiu também o cumprimento integral de todas as diretivas de segurança e higiene e distanciamento social emanadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Além dos participantes em cada emissão, o Estúdio Quintalão recebia apenas um número limitado de convidados por parte das instituições que estejam presentes em cada programa.

Ao longo de todas estas edições, além de conversas diversificadas e interessantes, o Estúdio Quintalão acolheu também várias atuações e demonstrações de dança, música, teatro, arte urbana, desporto, show cooking, artes tradicionais ou outras expressões que se enquadrassem no tema da emissão.

O “ESTÚDIO QUINTALÃO” EM NÚMEROS:

– Participaram 36 associações/entidades;

– Foram feitas 56 entrevistas;

– Contámos com 15 performances;

– Estiveram presentes 100 convidados;

– Cerca de 40 000 visualizações nas redes do Município até ao momento (Facebook e YouTube).

Com esta iniciativa, o Município pretendeu dar espaço e voz ao movimento associativo, sem comprometer a saúde e segurança pública, especialmente num ano em que muitas associações do concelho tiveram uma paragem abrupta ou redução das suas atividades devido à pandemia por Covid-19. Apesar da situação que vivemos, a autarquia reforçou também o apoio ao associativismo e espera que as associações do concelho, nas mais variadas áreas, possam poder continuar a dinamizar de forma fundamental a cidade e o concelho, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e desportivo das várias gerações de munícipes farenses.

Mun de FaroQuintalao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.