No próximo dia 18 de Outubro assinala-se o ‘Dia Mundial da Menopausa’, uma data que pretende sensibilizar a população feminina e relembrar a importância da saúde da mulher e de diálogo entre mulheres e médicos, sobre o acompanhamento da menopausa.
A Menopausa ainda é vista por muitas mulheres como um tema tabu. Os sintomas da menopausa afetam negativamente a vida pessoal da maioria das mulheres, interferem na atividade profissional de quase um quarto e em 5% provoca mesmo absentismo laboral, segundo dados da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG).
A Menopausa tem custos económicos e sociais sobretudo numa fase da vida da mulher em que muitas vezes tem responsabilidades profissionais muito exigentes.
Fernanda Geraldes, Presidente da Secção de Menopausa da SPG afirma que “a menopausa é um acontecimento central na vida da mulher, constitui um verdadeiro marco no seu percurso. Tudo decorre do facto dos ovários perderem a sua capacidade funcional, o que é perfeitamente natural, na maior parte dos casos”. E acrescenta que “o problema são as implicações que a menopausa tem na vida da mulher atual, cujas exigências profissionais, sociais e relacionais são muito maiores e associadas a uma esperança de vida muito mais longa e que fazem com que as consequências a médio e longo prazo ganhem outra dimensão”.
Em Portugal são poucas as mulheres que recorrem a tratamentos hormonais na menopausa. No entanto, os médicos aconselham as mulheres com sintomatologia da menopausa que interfira nas suas atividades básicas diárias a procurar orientação médica.
Para mais informações sobre o tema, consulte o Site www.amenopausa.pt. Neste espaço é possível encontrar informações úteis sobre a Menopausa bem como dúvidas relacionadas com o assunto, perguntas frequentes ou um guia para a menopausa.
Dinamica