Semana Europeia da Programação inspira Competências Digitais

0
309
BrunoFerreira

Durante o mês de outubro, a Semana Europeia da Programação vai, uma vez mais, transformar vidas levando as competências digitais e a inovação aos cidadãos da Europa e do resto do mundo. De 10 a 25 de outubro, escolas, organizações sem fins lucrativos, clubes de programação e outras organizações são convidados a organizar atividades dedicadas à programação e ao pensamento computacional. Os participantes são convidados a organizar uma atividade, inscrevendo-se através do sítio Web da Semana Europeia da Programação, e a espalhar a palavra entre as suas redes.

A Semana Europeia da Programação é uma iniciativa organizada por voluntários, com o apoio da Comissão Europeia, que promovem a programação informática, o pensamento computacional e as competências digitais em cada um dos seus países.

Através da realização de eventos em empresas, associações, escolas ou bibliotecas, esta iniciativa procura alertar para a importância da programação, desmistificar a sua complexidade, e demonstrar como é possível dar vida a ideias e encontrar soluções através da programação informática. Ao mesmo tempo pretende valorizar e dar visibilidade à programação, bem como motivar o maior número possível de pessoas para a sua aprendizagem e compreensão.

Para Bruno Ferreira, Embaixador Português da Semana Europeia da Programação, “esta iniciativa, além de promover as competências digitais, tem permitido a milhares de pessoas, de todas as idades, um primeiro contacto com a programação.”

Desde 2013, já se realizaram no âmbito da Semana Europeia da Programação mais de 170.000 eventos, que tiveram lugar em mais de 80 países, dentro e fora da Europa. Na edição de 2019, a iniciativa envolveu mais de 4,2 milhões de pessoas, em mais de 72 mil eventos.

Em Portugal realizaram-se 742 eventos em 2019, distribuídos pelo continente e ilhas. A organização de eventos é livre e pode ser realizada através do website codeweek.eu, que funciona como um catálogo de iniciativas.

Não perca as fantásticas oportunidades deste ano – saiba como participar na Semana Europeia da Programação, aceder a recursos de aprendizagem e ensino sobre programação e organizar uma atividade visitando a página http://codeweek.eu/.

Se estiver interessado em acompanhar as últimas notícias e em interagir com outros organizadores, a Semana Europeia da Programação também está no Facebook, Instagram e no Twitter.

Code WeekBrunoFerreira

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui