CDPC Faro| Ponto de situação semanal no Algarve 09 outubro 2020

0
268
InformacaoCDOS8Out

De acordo com informação disponível, no Posto de Comando Distrital, à data de hoje, informam-se dados referentes às ações de coordenação estratégica em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia da coronavírus (COVID-19) no Algarve.

1. Apoio à População

  • Zonas de Apoio à População (ZAP) de âmbito municipal e regional – Validadas pelas Autoridades de Saúde e instaladas nos 16 municípios da Região do Algarve.

o 37 Estruturas com capacidade de 2036 camas, de 3 Tipologias* (Isolamento profilático, Quarentena, Reserva social (apoio a lares).

POSIT à data de hoje: Estão acionadas duas ZAP nos municípios de Portimão e de Vila do Bispo e um Centro de Acolhimento, em Tavira, para quarentena/isolamento profilático.  Unidades Hoteleiras e Militares em reserva – Validadas pelas Autoridades de Saúde e instaladas nos 16 municípios da Região do Algarve.

o 16 Estruturas, com capacidade de 715 camas.

2. Apoio à Autoridade de Saúde

Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA):

  • Instalação de circuitos exteriores de doentes COVID nas Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão;
  • Ampliação da capacidade de internamento do Hospital de Faro: – Pavilhão do Sporting Clube Farense (50 camas).
  • Locais para desinfeção de ambulância e depósito de equipamento contaminados: – Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão.
  • Estão preparados espaços para uma eventual necessidade de instalar Hospitais de Campanha, nomeadamente: – Faro – Pavilhão Desportivo Municipal da Penha; – Portimão – Portimão Arena.

ACES: Apoio logístico, prestado pelos respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC), para instalação da Área Dedicada ao COVID (ADC) nos municípios de: Albufeira, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.

3. Mortuária

  • Ampliada a capacidade de receção de corpos, nas morgues das Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão do CHUA.
  • Todas as autarquias com responsabilidades na gestão dos cemitérios isentaram, de taxas municipais, os funerais sociais, de forma a agilizar os procedimentos e desbloquear os processos para assegurar uma maior capacidade das morgues.

4. Transporte dedicado ao COVID

  • Criação de dois (2) Grupos de reforço sanitários, a constituir com meios da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e Bombeiros, para assegurar a resposta no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e assegurar uma reserva estratégica regional para apoiar qualquer um dos municípios em caso de necessidade.
  • Planeamento de um (1) pool de autocarros (tipo urbano) com capacidade de transportar pessoas com mobilidade reduzida.

5. Ações de formação/sensibilização/higienização/descontaminação/desinfeção, de âmbito regional

  • Os SMPC, em parceria com as Autoridades de Saúde e Segurança Social, continuam a promover ações de formação e sensibilização, devidamente adaptadas à realidade territorial de cada Concelho, com o apoio dos diversos agentes de proteção civil e demais entidades cooperantes.

6. Visitas de acompanhamento às Estruturas Residências de Pessoas Idosas (ERPI) e Unidades de internamento da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) e Centros de Dia (CD)

  • Desde dia 5 de agosto, realizaram-se 274 visitas de acompanhamento, através de técnicos da saúde, segurança social e proteção civil, em todos os municípios da Região do Algarve, com o objetivo de apoiar as Instituições na implementação das medidas adequadas, num carácter preventivo e pedagógico, que visem dirimir o risco de infeção por COVID-19. Albufeira (23), Alcoutim (6), Aljezur (2), Castro Marim (3), Faro (33), Lagoa (17), Lagos (21), Loulé (50), Monchique (5), Olhão (15), Portimão (41), São Brás de Alportel (11), Silves (7), Tavira (28), Vila do Bispo (6) e Vila Real de Santo António (6).

7. Situação Epidemiológica na Região do Algarve, de acordo com dados fornecidos pela Autoridade de Saúde RegionalInformacaoCDOS8OutTodas as situações que foram colocadas ao sistema de proteção civil, quer no nível regional, quer no nível municipal, foram satisfeitas em tempo útil.

CDOS FaroProtecaoCivil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.