Este “prémio pretende reconhecer o percurso de carreira de um professor do ensino profissional do turismo e hotelaria. Pretende premiar o seu trajeto académico e profissional.”
A avaliação dos candidatos foca-se no “percurso académico, científico e profissional do professor do Ensino Profissional, assim como atividades sociais e de envolvimento associativo desenvolvidas pelo mesmo.”
Rita Raimundo é formadora na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão desde 2016. Concluiu o seu percurso escolar na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e trabalhou em locais de prestígio como o Hotel Quinta das Lágrimas e o Epic Sana Luanda. Representou Portugal no concurso Mundial de Cocktails nas Caraíbas e, no ano passado, arrecadou o primeiro prémio na 29ª Taça Europeia Georges Baptiste. Esta prova é a mais importante e exigente a nível internacional na área do serviço de mesa.
Atualmente, dedica-se ainda à organização de eventos e consultoria em unidades hoteleiras.
Por outro lado, na categoria de Melhor Projeto Educacional, o projeto Oficina do Talento ou Talent Spot dinamizado pelas 12 Escolas do Turismo de Portugal é também um dos 5 finalistas.
“A Oficina de Talento ou Talent Spot constitui um projeto educacional iniciado em 2018 no Turismo de Portugal e implementado pela rede de 12 Escolas de Hotelaria e Turismo assumindo-se como um serviço transformacional de apoio aos alunos contribuindo para a melhoria das competências pessoais, sociais e profissionais contribuindo para o bem-estar na Escola. Na sua missão, o Serviço Oficina de Talento, pretende ser um espaço polivalente, que permita ao aluno obter diferentes tipos de apoios individuais:
– Apoio emocional e/ou encaminhamento para os serviços competentes da comunidade;
– Orientação escolar e profissional;
– Exploração de possíveis talentos.
Paralelamente, pretende contribuir para o desenvolvimento interpessoal dos alunos, das suas competências sócio emocionais e relacionais.”
Os prémios Hospitality Education Awards “contribuem para a dignificação das profissões no setor e estimulam a melhoria da qualidade formativa, dando resposta às necessidades das empresas nacionais.”
O júri é composto pelo Turismo de Portugal I.P., a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com Cursos de Turismo (RIPTUR), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Organização Mundial do Turismo.
EHT Portimão