Castro Marim | Sistemas de Rega mais eficientes e combate ao Desperdício no Consumo de Água

0
448
AguaCastroMarim

Em estreita colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA), o Município de Castro Marim viu recentemente aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental, no âmbito da eficiência hídrica, nomeadamente na melhoria de infraestruturas e tecnologias de gestão de rega em espaços verdes urbanos e na modernização e controlo ativo de perdas. 

Tendo em conta as alterações climatéricas a que temos assistido, como o aumento da temperatura média anual, os grandes períodos de seca e seca severa ou a subida do nível médio do mar, tornou-se imperativo tomar providências que garantam a proteção e a melhor gestão dos recursos hídricos, sobretudo na região algarvia. 

É neste enquadramento que surge esta candidatura, pretendendo-se a modernização e controlo ativo de perdas de água na rega dos, cerca de 70, espaços verdes que existem nas freguesias de Altura e Castro Marim, bem como a monitorização da rede de abastecimento municipal, através da aquisição de equipamentos de controlo e medição, que se associarão assim ao processo de leitura e faturação por sistema de telemetria já em curso desde 2019. 

Esta modernização dos serviços de abastecimento de água e controlo ativo de perdas de água na rega representam um investimento total de cerca de 250.000,00 euros, garantindo uma maior eficiência dos serviços, a identificação das perdas de água na rede, leituras mensais e reais e um melhor e mais eficaz controlo de fraudes nos sistemas de contadores. 

Procurando alertar e sensibilizar a população para a escassez de água a que temos assistido, depois, inclusive, de um ano de seca extrema, a autarquia castromarinense vai também avançar com uma campanha dirigida à comunidade que visa a promoção da poupança e uso consciente da água.

“Estamos a trabalhar no sentido de ter um município cada vez mais sustentável, resiliente e flexível”, declarou a vice-presidente Filomena Sintra, sublinhando que o Município tem adotado outras estratégias que visam contribuir para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, nomeadamente um plano de investimentos em viaturas elétricas, que disponibiliza para os seus serviços internos e também para deslocações mais longas, a instalação de Postos de Carregamento Normal (PCN), a instalação de parqueamentos para bicicletas em vários pontos do concelho, o desenvolvimento do projeto “Triangulo Ciclável”, que ligará, por ciclovias, Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde, entre outras. 

GI da CM Castro MarimAguaCastroMarim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.