MCTES | 4ª cimeira aeroespacial de Ponte Sor arranca com o “EuRoc – European Rocketry Challenge”

0
448
MinisterioCienciaTecno

Portugal Air Summit 2020 realiza-se de quarta a sexta-feira, de 21 a 23 de outubro, a partir das 9h40no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, e conta com a intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Presidente da Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), Ricardo Conde, no painel “Digital Planet: opportunities, jobs and businesses associated with Earth observation for climate action“, pelas 11 horas.

Este ano, a Portugal Air Summit 2020 decorrerá juntamente com o EuRoc – European Rocketry Challenge, a primeira competição universitária europeia de lançamento de rockets, organizada pela Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space) em estreita cooperação internacional. Cerca de 120 estudantes e investigadores de engenharia, distribuídos por 12 equipas, foram convidados a criar, construir e lançar os próprios veículos, visando o desenvolvimento de novas ideias para estimular a inovação no setor espacial na área de lançadores de satélites.

A 4ª edição da Portugal Air Summit, organizada em parceria com a Portugal Space, terá como tema “Flying Digital: desafia os limites do espaço” e foi totalmente adaptada às circunstâncias impostas pela pandemia, pelo que a cimeira será transmitida online através de um formato de programa de televisão, com reportagens realizadas em instituições de ensino superior e outras entidades, entrevistas e espaços de debate e de apresentações sobre o setor e o seu futuro.

Trata-se de uma cimeira aeroespacial de nível internacional, que junta representantes da indústria e de comunidades científicas para debater e analisar o potencial e futuro da Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa.

O evento inclui ainda um sessão de “warm-up” do Encontro Ciência 2020, a realizar de 2 a 4 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, em Belém. O mote da edição deste ano será a importância e os desafios da ciência, da investigação e da inovação na recuperação de Portugal em tempos de pandemia, de forma a tornar o nosso país e a Europa mais resilientes, mais digitais, mais verdes, mais sociais e mais globais.

Esta iniciativa é promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

MCTESMinisterioCienciaTecno

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.