Lagoa recebe “Prémio Viver em Igualdade 2020”

0
358
CamaraMun Lagoa

O Município de Lagoa é distinguido pela terceira vez consecutiva com o Prémio Viver em Igualdade, no ano da sua 5ª edição. 

Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa vai receber a distinção em cerimónia pública a realizar esta sexta feira, 23 de outubro no Centro de Arte Oliva, em S. João da Madeira.

O Prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) que pretende distinguir Municípios com boas práticas de integração da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização interna, quer nas atividades para o concelho. 

Lagoa, Algarve é assim reconhecido pela terceira vez consecutiva como Município alinhado com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual. Esta orientação inscreve-se em três Planos Nacionais de Ação que definem objetivos em matéria de igualdade entre mulheres e homens (IMH), prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica (VMVD) e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais (OIC).

São exemplo de atividades do Município de Lagoa que concorrem para a estratégica de integração da perspetiva de género: o programa da “Semana Municipal para a Igualdade”; a edição de um livro infantil sobre a igualdade, diversidade, empatia e prevenção da violência de autoria de Tânia Paias, integrado nas atividades do Projeto PORTAL Bullying;  a realização de atividades de pintura na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues;  a apresentação de comunicações  de pessoas reconhecidas na área da Igualdade, cidadania e não discriminação(em meios digitais); a realização do “Encontro de participação política e cidadã” com a apresentação dos resultados do Orçamento Participativo 2020 e da plataforma My Polis que fomenta a participação cívica dos jovens. 

«O Município de Lagoa reconhece que a igualdade e a não discriminação de mulheres e homens é uma condição essencial para a construção de um futuro sustentável nas suas três grandes dimensões, a económica, a ambiental e a social.  É por isso uma linha transversal a todas as políticas municipais», salienta o presidente Luís Encarnação.

GC do Mun Lagoa(Algarve)CamaraMun Lagoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.