As escolhas responsáveis dos clientes Lidl e dos ouvintes da Renascença, da RFM e da Mega Hits vão voltar a contribuir para uma sociedade mais justa e equilibrada. Neste Natal, por cada talão de compra com artigos Deluxe, gama exclusiva Lidl, os portugueses estarão a contribuir para apoiar projetos de inovação social dirigidos ao bem-estar dos idosos e à capacidade de gerar emprego – problemas sociais cada vez mais evidentes no contexto de pandemia.
Está de volta o programa desenvolvido pelo Lidl Portugal e as rádios Renascença, RFM e Mega-Hits, em parceria com a consultora de inovação colaborativa Beta-i que desafia IPSSs e startups a desenvolverem projetos inovadores com impacto social, capazes de encontrar novas respostas para problemas sociais. No ano passado, o programa Mais Ajuda entregou 150 mil euros a 6 projetos diferenciadores de apoio à comunidade.
Esta 2ª edição, e dada a necessidade uma de uma maior resposta ao contexto atual, começa cerca de um mês mais cedo do que a anterior, alargando-se assim a sua duração, na expetativa de uma maior adesão por parte dos portugueses. Assim, entre 26 de outubro e 31 de dezembro de 2020, por cada talão de compras que inclua produtos da gama Deluxe, o Lidl contribuirá com 0,20€ para este programa, cujo valor acumulado será posteriormente entregue aos projetos vencedores.
Adicionalmente e tendo em conta os desafios sociais atuais fruto da pandemia, todos os projetos, quer sejam de IPSSs, ou equiparadas, quer de startups, deverão ter como beneficiários uma franja muito fragilizada da população – os idosos. Por sua vez, serão também beneficiados na sua avaliação, os projetos com capacidade de geração de emprego, igualmente importante nos dias que correm.
De acordo com Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal “Acreditamos que este Programa faça agora ainda mais sentido, dada a atual conjuntura económica e social que atravessamos, decorrente da pandemia Covid-19. O Lidl tem procurado sempre ajudar os mais vulneráveis e, novamente com o Mais Ajuda, desafiamos os cidadãos a juntarem-se a nós, através das suas escolhas responsáveis. O atual contexto mostrou-nos a importância da resiliência e adaptabilidade e este programa de inovação social permite também desenvolver essas competências.”
Para Isabel Figueiredo, Adjunta do Presidente do Grupo Renascença Multimédia, “o Grupo Renascença Multimédia congratula-se com esta segunda edição do Mais Ajuda, uma iniciativa que já conquistou um espaço relevante no exercício da solidariedade social, tão decisiva neste tempo que vivemos. Queremos também testemunhar como é para nós gratificante, este trabalho em parceria com o Lidl e a Beta-i. Unindo esforços, conhecimentos e capacidades, conseguimos chegar mais perto de tantos que precisam de todos.”
Segundo Pedro Rocha Vieira, Co-Founder e CEO da Beta-i, “não há nada mais importante para a criação de uma cultura de inovação, e para a geração de resultados no seu entorno, do que a sustentação das iniciativas desenvolvidas para o efeito. E nada é mais relevante para este processo do que a colaboração entre os diferentes agentes que o fazem acontecer. Por isso, é uma satisfação para a Beta-i sermos novamente os gestores técnicos de inovação do Mais Ajuda, e dentro do espírito que nos define enquanto uma consultora: o da colaboração entre todas as partes envolvidas em prol de benefícios comuns. Neste caso, o Lidl, as startups, as IPSSs, os experts da Beta-i e, é claro, os seniores da nossa sociedade – que já representam mais de um quinto da população portuguesa e que, consoante a sua situação económica e geográfica, necessitam de ainda mais ajuda neste cenário quotidiano de enfrentamento do COVID-19.”
A seleção dos projetos vencedores ficará a cargo de um júri especialista, com um percurso reconhecido na área da inovação, comunicação, empreendedorismo e impacto social, nomeadamente: Filipe Almeida – Presidente da Estrutura Portugal Inovação Social, Isabel Figueiredo – Adjunta do Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, Luís de Melo Jerónimo – Diretor dos Programas Gulbenkian Coesão e Integração Social e Gulbenkian Sustentabilidade da Fundação Calouste Gulbenkian, Pedro Rocha Vieira – CEO e Co-fundador da Beta-i e Vanessa Romeu – Diretora de Comunicação Corporativa do Lidl Portugal.
As candidaturas para participação abrem em janeiro de 2021, após o apuramento do valor final.
A primeira edição do programa “Mais Ajuda” gerido em parceria com a Beta-i, foi de comprovado sucesso, tendo reunido mais de 700 candidaturas de projetos de inovação social, envolvendo os portugueses, que contribuíram para serem entregues 150 000€ a três IPSS e três Startups. Os vencedores destacaram-se pelo seu impacto e abrangência nacional, assim como pelas suas respostas diferenciadoras a diversos problemas sociais, nomeadamente: uma ferramenta digital, em contexto terapêutico da fala, que permite rastreios precoces (Projeto Happies, da Pixelability); uma plataforma que junta migrantes e refugiados e apoia a aprendizagem de línguas (Speak); programas educativos para crianças permitindo que desenvolvam competência tecnológicas e intangíveis (The Inventors); a garantia da continuidade do processo educativo de crianças e jovens com cancro (Projeto Aprender Mais, da Acreditar); uma rede de proteção de crianças com base nas ligações dos seus telemóveis (Projeto Miúdos e Graúdos, da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas) e um programa que promove as competências socio-educativas da população escolar das zonas rurais e isoladas (Projeto Mutualista com as Crianças, da Associação Mutualista Covilhanense).
CV&A