- Muitos são os estudos que referem os benefícios associados à ingestão da Vitamina C, como por exemplo a sua contribuição para o normal funcionamento do sistema imunitário.
- A dose diária recomendada de vitamina C é de 80 mg 1.
- Um dos alimentos mais ricos em vitamina C é a laranja, podendo ser consumida inteira ou em sumo 2.
- Estudos 4 sugerem que uma dieta rica em vitamina C, pode ter um papel importante na redução da ansiedade.
A pandemia de covid-19 transformou 2020, que se tem revelado um ano particularmente exigente, principalmente do ponto de vista de saúde pública, socioeconómico e consequente ansiedade dos portugueses. Os hábitos alimentares durante o confinamento e as preocupações com o sistema imunitário, tornam ainda mais importante o cuidado com a alimentação. Estudos recentes, revelam que a Vitamina C é um importante micronutriente que contribui para o normal funcionamento do sistema inunológico 1;2.
Estudos recentes têm comprovado e reforçado que a vitamina C é um micronutriente fundamental para o normal funcionamento do sistema imunitário 2, inclusivamente e no que diz respeito à resposta do organismo contra a agressão de agentes externos, como vírus 2. Uma nutrição adequada permite reforçar as defesas, nomeadamente através da ingestão de alimentos ricos em vitamina C 2, em especial de idosos com morbilidades associadas, como diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias. No contexto atual, torna-se inquestionável a importância de garantir o bom funcionamento do sistema imunitário, para que esteja preparado para responder eficazmente contra vírus, como o Sars-Cov-2 2.
Para estarmos melhor preparados para esta ameaça é importante considerar estes estudos 1,2,4, que comprovam a relação da alimentação com o sistema imunitário 2, salientando a importância do reforço de ingestão de vitamina C, por exemplo através de alimentos como a laranja, que pode ser consumida inteira ou em sumo 2 . A vitamina C é um micronutriente que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, reforçando o combate, por exemplo a infeções pulmonares e respiratórias, através do seu papel nas células imunitárias, que são a nossa linha de defesa da frente contra microrganismos que podem ameaçar a saúde1,2.
Associado ao stress e ansiedade que se vive, também provocado pela pandemia e pela situação socioeconómica atual, é de realçar que estudos sugerem que uma alimentação rica em vitamina C pode ter um papel importante na redução da ansiedade 4.
1 De acordo com o Estudo “Optimal Nutritional Status for a Well-Functionning Immune System is an Important Factor to Protect against Viral Infections;
2 De acordo com o Estudo “Nutrition, immunity and COVID-19”
4 De acordo com o Estudo “Effects of Oral Vitamin C Supplementation on Anxiety in Students: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Trial”
Mafalda Almeida (Nutricionista)
Loyaladvisory